Luís Rodrigues, artista plástico, celebra hoje o seu aniversário. Na rubrica “CGTP, Artes e Cultura”, evocamos o artista e a sua obra e renovamos o agradecimento pelo espólio doado à CGTP-IN.
Luís Rodrigues doou 82 obras à CGTP-IN
Entre Julho de 2021 e Janeiro de 2022, Luís Rodrigues doou 82 obras à CGTP-IN, entre aguarelas, pinturas e desenhos, conforme noticiámos. O artista justificou a doação como partindo da admiração e do reconhecimento do papel desempenhado pela CGTP-IN em prol da defesa dos trabalhadores. A estas razões, acrescentou a possibilidade de contribuir para um acervo de arte contemporânea de que os trabalhadores possam usufruir.
Nesta ocasião, a CGTP-IN renova ao autor o agradecimento por tão generoso e simbólico gesto para com a causa dos trabalhadores e reforça o compromisso de expor a obra doada e editar-lhe um catálogo. Em breve, a Central publicará um número especial do boletim CGTP Cultura dedicado a este espólio.
Um longo e multifacetado percurso
Recordamos que Luís Rodrigues nasceu em Lisboa em 1945 e estudou pintura na Escola de Artes Decorativas António Arroio no final dos anos 50 e nos anos 60. Entre outras formas de expressão artística, viria a ser pintor e ilustrador, contando-se pelas três dezenas as exposições individuais entre 1981 e 2018 e participaria em várias exposições colectivas. Foi ilustrador das revistas Marie Claire, DN Magazine e Pais e Filhos e fundador e sócio número 1 da extinta Associação de Artes Plásticas de Cascais. Integra várias colecções particulares e de instituições e está referenciado no Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses de Fernando Pamplona e em Cotação de Artistas Portugueses em Leilão 2010/2015, de Jean-Pierre Blanchon.
Ler mais...
CGTP-IN – CGTP Expo 50: 2021: Exposição de Artes Plásticas. Lisboa: CGTP-IN, 2021, p. 65.