Credencial para piquete de greve, 2002.

A greve geral de 10 de Dezembro de 2002 é o acontecimento em destaque neste #cgtpmemoria, protesto que se recorda com recurso a uma credencial para piquete de greve emitida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.

Contra o Código do Trabalho do governo PSD/CDS

Convocada sob o lema “Contra o Pacote Laboral; por Políticas Salariais e Sociais Justas”, a greve visava impedir a aprovação do Código do Trabalho alterado por Bagão Félix, ministro da Segurança Social e do Trabalho que integrava o governo PSD/CDS chefiado por Durão Barroso. O impacto da paralisação foi enorme no sector produtivo e fez-se sentir na generalidade dos sectores de actividade e em todo o território nacional, com maior intensidade em empresas estratégicas e de dimensão significativa na economia portuguesa. Foi a primeira greve geral do século XXI realizada em Portugal, a quarta em democracia; a última remontava a 1988, também ela promovida contra o pacote laboral, também ele proposto por um governo do PSD.

Os piquetes de greve

Com vista ao esclarecimento dos trabalhadores sobre as razões da greve, a persuadi-los da justiça das reivindicações em causa e a apelar a que juntem a sua à força dos camaradas em greve, é prática legalmente instituída que as associações sindicais organizem piquetes de greve. A sua missão exerce-se por meios pacíficos, reconhecendo-se a liberdade de trabalho dos não aderentes. Por forma a reconhecer a legitimidade dos membros destes grupos organizados de trabalhadores, as organizações sindicais emitem credenciais, de que se partilha um exemplo neste #cgtpmemoria. O documento integra o acervo que o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV) doou à CGTP-IN a 3 de Maio de 2022.

Ler mais...

Alavanca, 28 de Setembro de 2020, p. 7.

CARTAXO, José Ernesto – CGTP-IN: 50 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2020). Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres, 2021, p. 161.

Cartaz da greve geral de 10 de Dezembro de 2002.

CGTP-IN, Informação e Propaganda Sindical, Arquivo Fotográfico, Greve geral de 10 de Dezembro de 2002.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1990-2003. 1.ª ed. Lisboa: IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça; CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres, 2020, pp. 152-154.

Partilhar nas redes sociais