Fachada do Espaço Memória. © CGTP-IN/FC.

A 1 de Outubro, pelas 15h00, inaugura-se o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, nas antigas oficinas da fábrica de cortiça da Mundet, no Seixal.

A inauguração

A cerimónia, que se realiza no dia em que a CGTP-IN celebra o seu 54.º aniversário, terá início com um momento musical protagonizado por Luísa Amaro e Gonçalo Lopes. O secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, a Interjovem e um ex-trabalhador da Mundet intervirão depois.

Numa sessão que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, haverá ainda ocasião para, no mesmo edifício emblemático da história económica e social do Seixal, visitar uma exposição que evoca a história da CGTP-IN e do movimento operário e sindical, pontuada com referências à acção organizada dos trabalhadores no concelho.

A missão

O Espaço Memória (EM) tem por missão gerir o património documental e museológico da CGTP-IN e do movimento sindical unitário, promover iniciativas culturais que fomentem a divulgação, o conhecimento e a reflexão em torno da história do movimento operário e sindical português, e produzir conteúdos informativos para trabalhadores, delegados, dirigentes e activistas sindicais e público em geral.

Gradualmente, o Espaço Memória assumir-se-á como um espaço multifuncional: serviço de gestão documental e museológica, serviço de pesquisa e atendimento ao público, áreas destinadas a exposições permanentes e temporárias, à realização de acções de formação, conferências e iniciativas afins, a um serviço educativo, à produção de conteúdos audiovisuais e informativos, e à realização de eventos de natureza sindical e cultural, entre outros.

Um Espaço aberto aos trabalhadores e à comunidade

A implantação do EM nas antigas oficinas da Mundet tem as suas raízes no contrato de comodato celebrado entre a CGTP-IN e a Câmara Municipal do Seixal a 31 de Maio de 2018. Neste contexto, é seu objectivo trabalhar para a valorização do local, do edifício e do município, funcionando como pólo integrador de actividades sociolaborais com interesse geral. Os trabalhadores e munícipes beneficiarão de um amplo e diversificado conjunto de iniciativas, abrindo-se portas à comunidade, que será convidada a interagir e a participar, partilhando a sua experiência, as suas vivências, o seu testemunho, as suas sugestões.

O Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN pretende contribuir para a valorização da memória, para o estudo e a investigação sobre os movimentos associativos ligados ao trabalho, em sinergia com as raízes históricas e sociais do Seixal, designadamente a sua ligação com os movimentos operários ligados à indústria corticeira, de que os sindicatos do sector associados à CGTP-IN surgem como herdeiros directos.

Um projecto co-financiado

A CGTP-IN conservava o seu acervo documental e museológico em instalações sitas no Casal do Marco, Seixal, decorrendo ainda a transferência dos acervos documentais (cerca de 1300 metros lineares) para os edifícios da Mundet. Antes de voltar a ser arrumada em estantes, toda a documentação será objecto de desinfestação por anoxia.

Esta é uma actividade co-financiada pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu e, actualmente, com a operação “Capacitar e Preservar para Informar e Avançar”, apoiada pelo Programa Temático Demografia, Qualificação e Inclusão – Pessoas 2030, inserido no Portugal 2030, ambas apoiadas pela União Europeia. Com este quadro de apoio, foi possível adquirir equipamentos para o Espaço Memória e tratar parte do património documental e museológico do movimento sindical português associado à CGTP-IN.

PESSOAS2030_BarraCofinan_Com_Desig_RGB
Cofinanciado por: POSE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego; Portugal 2020; União Européia - Fundo Social Europeu
Partilhar nas redes sociais