A 15 de Setembro de 2023, o Centro de Arquivo e Documentação (CAD) participou no 4.º Congresso da enLeio, em Évora, e na Festa do Software Livre, em Aveiro. Os eventos foram uma oportunidade para destacar o património documental e museológico da CGTP-IN e do movimento sindical unitário e o trabalho desenvolvido nesta frente de acção.

Bibliotecas e Arquivos Outros: Lugares Abertos à Leitura e à Memória

No 4.º Congresso da enLeio, no auditório 1 do Colégio Verney da Universidade de Évora, Filipe Caldeira evocou o percurso do Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN, as suas prioridades de intervenção, os fundos documentais à sua guarda, as principais metodologias e ferramentas de trabalho em uso, os resultados do trabalho efectuado nos últimos anos. Sob o título “Património Documental e Museológico da CGTP-IN: Memória, Responsabilidade, Partilha”, sublinhou a responsabilidade assumida pela CGTP-IN no que respeita à salvaguarda e à divulgação da memória do movimento operário e sindical, à sua disponibilização para pesquisa, consulta e estudo.

Sob o lema “Bibliotecas e Arquivos Outros: Lugares Abertos à Leitura e à Memória”, pretendia o Congresso «[…] dar a conhecer e disseminar práticas de arquivos e bibliotecas, lugares de imaginação e empenho cidadão.» Cante alentejano e curadoria digital, documentos sonoros, Museu do Aljube, a biblioteca da Casa do pessoal da Fábrica Maceira-Liz, o Centro de Documentação da SOS Racismo, as edições da BASE-FUT e o arquivo luso-americano Ferreira-Mendes foram alguns dos temas e organizações em destaque nos dois dias de Congresso.

A “enLeio, Bibliotecas, Políticas e Leitura” é uma rede de investigação que promove «[…] a conexão entre pessoas pesquisadoras e profissionais para explorar oportunidades de investigação, disseminação e escrita associando instituições do ensino superior, entidades da cultura e apoios da administração central e local.»

Software livre em Festa

Na Festa do  Software  Livre, na Universidade de Aveiro, Mónica Duque, com a comunicação intitulada “Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN: Plataformas de Software Livre: AtoM, Collective Access, Koha, WordPress”, abordou uma das frentes de trabalho do CAD: a criação de ferramentas para a gestão dos seus acervos documentais.

Um trabalho que remonta a 2011, quando se instalou o então designado ICA-AtoM, hoje apenas AtoM, para a descrição de documentos de arquivo, o Koha, para a gestão da documentação bibliográfica, e se criou o site do CAD, suportado pelo Joomla.

Em 2022, a instalação do Collective Access, para a gestão do acervo museológico, e a actualização dos restantes softwares, incluindo a substituição do Joomla pelo WordPress, foram mais um passo no percurso que o CAD vem trilhando no domínio do software livre. Um caminho que terá justificado a participação do CAD num evento cujo intuito é a divulgação do software livre na comunidade portuguesa.

A organização da Festa, na sua terceira edição, esteve a cargo da Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL), em colaboração com várias entidades portuguesas.

Partilhar nas redes sociais