"CiberArquivos": tema do Dia Internacional dos Arquivos 2024.

A 14 de Junho de 2024, o Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN participou num seminário sobre a “Presença dos Arquivos na Era Digital”, promovido pelo Arquivo Municipal de Torres Vedras, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Arquivos.

Celebrando a importância dos arquivos e o seu papel na sociedade

O seminário decorreu no átrio do edifício multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras, espaço contíguo às instalações do Arquivo Municipal, onde está patente a exposição “Os Jornais como Actores Políticos: o 25 de Abril na Imprensa Portuguesa”.

O evento pretendia assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA) em Novembro de 2007 e celebrado anualmente a 9 de Junho, como forma de destacar a importância dos arquivos e o seu papel na sociedade.

Ana Umbelino, vice-presidente da edilidade e vereadora da Cultura, do Património Cultural, Desenvolvimento Social e Participação e Cidadania, deu as boas-vindas aos participantes e realçou o valor dos arquivos, a necessidade de os preservar e difundir. Num ano em que o Dia Internacional dos Arquivos se realiza sob a consigna “CiberArquivos”, enalteceu o trabalho realizado pelo arquivo municipal, nomeadamente quanto à informatização dos seus acervos e à promoção do acesso dos munícipes e demais utilizadores aos seus fundos documentais.

O arquivo da CGTP-IN: porta de acesso à história do movimento operário e sindical

Filipe Caldeira, técnico superior de arquivo do CAD/CGTP-IN, interveio depois, com a comunicação intitulada: “O Arquivo da CGTP-IN: o AtoM como Ferramenta de Acesso e Gestão”. Vincou a relevância do património documental e museológico da CGTP-IN e do movimento sindical unitário para o estudo e o conhecimento da história do movimento operário e sindical e para a definição, sustentada e fundamentada, da acção presente e futura das organizações. Contextualizando, de seguida, o processo de implementação do AtoM, em 2011, identificou alguns dos principais aspectos resultantes da experiência de utilização deste software de código-fonte aberto desenvolvido para a descrição da documentação de arquivo.

A pesquisa online do arquivo da CGTP-IN está disponível aqui.

O arquivo municipal de Torres Vedras na era digital

Coube a Paula Correia da Silva, técnica superior de arquivo responsável pela Área de Arquivo Municipal, a intervenção de encerramento, sob o título: “A Presença do Arquivo Municipal de Torres Vedras na Era Digital”. Partilhou com o generoso auditório o balanço de um ano desde que o Arquivo Municipal disponibilizou a pesquisa e a consulta da sua documentação online, através do AtoM, pondo em evidência, entre outros aspectos, a maior eficiência e celeridade no acesso à documentação por parte dos seus utilizadores, o que representa uma melhoria muito significativa na capacidade de resposta deste importante serviço camarário.