O património documental e museológico da CGTP-IN, a sua relevância e o seu tratamento, nos últimos 54 anos, estiveram em destaque no encontro nacional “Bibliotecas e Arquivos: o que Mudou nos Últimos 50 Anos”. A iniciativa decorreu entre os dias 9 e 10 de Maio de 2024, no Centro Cultural de Cascais.

Do paradigma do livro e do centro de documentação ao paradigma da gestão documental

Na comunicação intitulada “Património Documental e Museológico da CGTP-IN: Passado, Presente e Futuro”, Filipe Caldeira, em nome do Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN, apresentou as linhas gerais do percurso de tratamento do património documental e museológico da CGTP-IN nos últimos 54 anos.

Desde a sua criação, em 1975, até 2006, o livro e o Centro de Documentação, focado na catalogação, estiveram no centro da actividade neste sector, cujos utilizadores eram sobretudo internos e oriundos do movimento sindical unitário.

A partir de 2006, com o alargamento das responsabilidades do então renomeado Centro de Arquivo e Documentação, a gestão documental, entendida em sentido muito amplo, assumiu a preponderância. Além da documentação bibliográfica, as funções desta unidade orgânica passam a contemplar a gestão da documentação arquivística e, a partir de 2017, o acervo museológico. A organização, a preservação, a divulgação, o acesso e a inclusão ganham preponderância.

Projectando o futuro a curto e a médio prazo, salientou-se que o Espaço Memória – Centro de Arquivo, Documentação e Audiovisual da CGTP-IN, a instalar nas antigas oficinas da Fábrica de Cortiça da Mundet, em fase adiantada de reabilitação, será um espaço aberto à comunidade e um pólo dinamizador de iniciativas, em articulação com as raízes históricas e sociais do Seixal, em especial, a sua ligação com o movimento operário associado à indústria corticeira, de que os sindicatos afectos à CGTP-IN surgem como herdeiros directos.

Celebrando o 50.º aniversário do 25 de Abril, o papel das bibliotecas e dos arquivos

No encontro promovido pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Câmara Municipal de Cascais, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, esteve também em evidência o papel das bibliotecas e dos arquivos no serviço que prestam à comunidade, no reforço do direito à informação e na promoção da fruição cultural.

O programa e as comunicações proferidas nos dois dias estão disponíveis aqui.

Painel "A Informação e a Cultura como Direito" (dia 9). Da esquerda para a direita: Eloy Rodrigues (Universidade do Minho), Paula Meireles (moderadora, BAD), Bruno Eiras (DGLAB), Manuela Pargana Silva (Rede de Bibliotecas Escolares), Filipe Caldeira (CAD/CGTP-IN). © CGTP-IN/Fernando Gomes.
Partilhar nas redes sociais