Foto publicada no jornal "Uniluta" n.º 26, de Dezembro de 1978, p. 3.

O congresso decorreu entre os dias 16 e 17 de Dezembro de 1978, no Estoril. Quarenta e quatro anos passados, relembra-se, no #cgtpmemoria, esta reunião magna recorrendo ao fundo documental Américo Nunes.

“Unir, Organizar, Lutar no Presente, Construir o Futuro”

Contavam-se pelas cinco centenas os delegados ao órgão máximo da Federação dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo que se reuniram no Pavilhão dos Congressos do Estoril sob o lema “Unir, Organizar, Lutar no Presente, Construir o Futuro”. Na ordem do dia, as condições laborais e de vida dos trabalhadores do sector e as dificuldades económicas e estruturais que o afectavam, propostas de resolução dos problemas identificados, a análise à realidade das suas organizações.

Representando um ramo da actividade económica em que laboravam perto de 100 mil trabalhadores, os presentes aprovaram os novos estatutos do seu organismo de coordenação sindical, mantendo intacta a filiação na CGTP-IN, e o programa de acção para o mandato que se iniciava, com um novo Secretariado eleito. No plano organizativo, o projecto de reestruturação sindical aprovado propunha «[…] um sindicato a Norte do Douro, um no Centro, um a Sul, um no Algarve e outro na Madeira.»

«o futuro é dos trabalhadores»

A CGTP-IN fez-se representar por Kalidás Barreto, membro da Comissão Executiva do Secretariado Nacional (actual Conselho Nacional), que «[…] alertou para os perigos e dificuldades que decorrerão do facto de a direita «se ter instalado no Poder, contrariando tudo o que de mais claro há nas aspirações do Povo».» Rematou com uma nota de confiança: «A força, a influência e o prestígio da CGTP-IN […] permitirão a coesão e a coordenação das lutas nos objectivos certos. Inquietos, apreensivos no presente, encaramos o futuro com confiança, porque quer queiram quer não as forças reaccionárias, o futuro é nosso, o futuro é dos trabalhadores.»

Os documentos que se partilham neste #cgtpmemoria são provenientes do fundo documental doado pelo dirigente sindical Américo Nunes à CGTP-IN entre 2016 e 2020. Além da comunicação de abertura, coube-lhe apresentar o relatório de actividades do período que precedeu o congresso aqui evocado, no qual viu ser-lhe renovado o mandato como membro do Secretariado.

Ler mais...

CGTP-IN – 1.º Congresso dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo. Alavanca. Ano 4, n.º 20 (Dezembro de 1978), p. 14.

CGTP-IN – 1.º Congresso dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo: Unir, Organizar, Lutar no Presente, Construir o Futuro. Alavanca. Ano 4, n.º 21 (Janeiro de 1979), p. 22.

CGTP-IN, Colecção de Fotografia Armindo Cardoso, 1978, 1.º Congresso dos Sindicatos da Hotelaria e Turismo.

Nunes, Américo – 120 Hotelaria: 1898-2018: Lutas e Conquistas dos Trabalhadores. Porto: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, [2018].

Partilhar nas redes sociais