O Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN

O Centro de Arquivo e Documentação da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) foi constituído em 1975, cinco anos após a fundação desta confederação sindical, a 1 de Outubro de 1970.

A criação do então designado Centro de Documentação foi aprovada na reunião do Secretariado Nacional (actual Conselho Nacional da CGTP-IN) de 7 de Julho de 1975, ficando sob a responsabilidade do pelouro de “Dinamização Sindical e Cultural”. As funções que lhe foram atribuídas passavam por recolher, compilar e tratar informação de apoio ao exercício da actividade diária dos vários pelouros, departamentos e serviços da Intersindical e que proporcionasse um conhecimento mais lato de assuntos da actualidade política e sindical, económica, social e cultural e relacionados com a história do movimento operário e sindical. A estas tarefas de natureza documental acresciam as atinentes à gestão dos recursos bibliográficos, sobretudo, a catalogação de livros e publicações periódicas.

Em 2006, dois anos volvidos sobre o 10.º Congresso da CGTP-IN, o Centro de Documentação, que se encontrava sob a dependência orgânica do Secretariado do Conselho Nacional, um órgão de gestão corrente da CGTP-IN, passa a designar-se Centro de Arquivo e Documentação (CAD). Esta reformulação implicou a assunção de novas funções – a gestão da documentação de arquivo. O CAD assume então a missão de gerir toda a documentação produzida e recebida pela CGTP-IN, a nível central, independentemente do seu suporte ou data, e promover a sua disponibilização e divulgação.

Após o XI Congresso da CGTP-IN, realizado em 2008, o CAD assumiu uma dupla dependência orgânica: a sua gestão passa a ser partilhada entre o Secretariado do Conselho Nacional e o departamento de Cultura e Tempos Livres, dependente da Comissão Executiva do Conselho Nacional, orgânica que se mantém.

Em 2017, o CAD encetou uma nova frente de trabalho: o tratamento do acervo museológico que a CGTP-IN vem acumulando desde a sua fundação, sobretudo em resultado de ofertas no âmbito da sua actividade, no plano nacional e internacional, e de doações de vários artistas

Equipa

Fernando Gomes: membro da Comissão Executiva e do Secretariado do Conselho Nacional responsável pelo CAD.

Filipe Caldeira: técnico superior de arquivo.

Marta Curto: apoio administrativo.

Mónica Duque: técnica superior de arquivo.

Sónia Duarte: técnica-adjunta de documentação.