Centro de Arquivos  
 

Bem-vindo(a)

O propósito deste sítio web assenta em dois objectivos essenciais: divulgar o acervo documental da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) e da estrutura sindical associada, facultando aos utilizadores a possibilidade... Continuar...

 
 

Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico do Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN é constituído...

Ver mais »

Jornal/revista Alavanca

alavanca_9-12-1974_capa

Esta colecção é composta pelo conjunto completo dos números do jornal/revista Alavanca...

Ver mais »
Notícias
40.º aniversário do Congresso de Todos os Sindicatos

 

cgtp-k040-52

© Arquivo Fotográfico CGTP-IN/K40-52.

 

 «A preparação deste Congresso durou cerca de um ano, período durante o qual ficou claramente demonstrada a natureza democrática, unitária e de massas da Intersindical. Nesta fase preparatória, registaram-se a realização de 2634 plenários de empresa, 457 plenários de zona, 243 assembleias-gerais e 1 023 reuniões com Comissões de Trabalhadores e delegados sindicais, com a participação de muitas dezenas de milhares de trabalhadores.

Estiveram presentes no Congresso 1147 delegados, em representação de 258 sindicatos, de entre os 272 inscritos, 13 federações, 17 uniões distritais e 7 locais, e a assistirem, como convidados, 2925 delegados sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores. Este Congresso, sendo o primeiro depois de promulgada e da entrada em vigor da Constituição da República, adoptou como referência os seus parâmetros fundamentais para a definição das linhas programáticas e de orientação para a acção sindical a desenvolver pela CGTP-IN.

O sentimento profundo da importância estratégica da Unidade dominou o estado de espírito de todos os participantes, quer na fase preparatória, quer no decorrer do Congresso. Daí que tenha ficado conhecido como o congresso da unidade. Foi aqui, neste ambiente, combativo, fraterno e solidário, que nasceu a palavra de ordem mais gritada em todas as manifestações realizadas até hoje: “CGTP – Unidade Sindical”.

O hino e o símbolo da Central, institucionalizados no 1.º Congresso, foram confirmados e o nome foi alterado, passando a designar-se Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional. [...] O Congresso de Todos os Sindicatos entrou para a história do movimento sindical como um ponto muito alto da luta pela unidade e pelo reforço da organização sindical.» (Cartaxo, 2011: 132-133).

Para saber mais:

Arquivo fotográfico da CGTP-IN.

CARTAXO, José Ernesto (intr.; selec. e org.) – CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010). Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2011, pp. 132-133.

CGTP-IN – Congresso de Todos os Sindicatos [Acta]. Lisboa: CGTP-IN, [s. d.]. (Edições Alavanca, n.º 7.)

NUNES, Américo – O Congresso de Todos os Sindicatos – Congresso da Unidade. In NUNES, Américo; CABRITA, Daniel; MARTINS, Emídio; ROCHA, Francisco Canais; CARTAXO; José Ernesto; BARRETO, Kalidás; RANITA, Vítor – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977. Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2011, pp. 258-264. Vol. I.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical (1977-1989). Lisboa: IBJC; CGTP-IN, 2016, pp. 403-490. Vol. II.

A CGTP-IN realiza, no dia 11 de Outubro, às 15:30 horas, no Teatro da Trindade, em Lisboa, a apresentação do II volume do livro Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977-1989, numa cerimónia inserida nas comemorações do 46.º aniversário desta central, ocorrido no passado dia 1 de Outubro.

 

Publicações

divulgacaoedicoescgtpin_16-12-2016_capa

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edições CGTP-IN

Cartão CGTP

O "Cartão CGTP", projecto desenvolvido pelo Departamento de Cultura e Tempos Livres, oferece aos trabalhadores sindicalizados um conjunto de benefícios no acesso à cultura, desporto e tempos livres, mediante a apresentação do respectivo cartão de associado junto das instituições com as quais a CGTP-IN tem vindo a celebrar protocolos de colaboração neste sentido.

Consulta aqui a lista destas instituições e os descontos associados.

Galeria Pública

sessaoapresentacaocgtpculturaespecial_foto_21_nov_2013

Veja as imagens da sessão de apresentação do boletim CGTP Cultura dedicado à obra de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal.


Consultar »

Galeria Pública

Abertura_foto-Jos_Frade_3-12-2010_2

Veja as imagens da sessão de abertura da Exposição Comemorativa do 40.º Aniversário da CGTP-IN.


Consultar »

 

CGTP

 

Confederação Geral dos Trabalhadores
Portugueses - Intersindical Nacional
Cultura e Tempos livres
Centro de Arquivo e Documentação

 

Rua Victor Cordon, n.º 1, 1249-102 Lisboa

Telef. 213 236 500; Fax: 213 236 695

E-mail: emailcad

 

 

 

Logo_POPHQREN_LogotipoUniao_Europeia_FSE