Bem-vindo(a)

O propósito deste sítio web assenta em dois objectivos essenciais: divulgar o acervo documental da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) e da estrutura sindical associada, facultando aos utilizadores a possibilidade... Continuar...

Colecção de Jornais/Revistas Alavanca

Esta colecção é composta pelo conjunto completo dos números do jornal/revista Alavanca, editado pela CGTP-IN entre Dezembro de 1974 e Abril/Maio de 1996.

Ao longo deste período, esta publicação foi distribuída sob vários formatos, desde o convencional formato de jornal, até ao de revista, conheceu vários directores, entre os quais se contam Avelino Gonçalves, José Luís Judas, Jaime Marques Machado, José Ernesto Cartaxo, Álvaro Rana e Manuel Lopes, e diferentes estruturas e conteúdos editoriais, cujo intuito fundamental passava por informar os trabalhadores sobre as lutas que a Intersindical e o Movimento Sindical iam travando em seu nome e sobre toda a restante actividade relacionada directa ou indirectamente com esta, incluindo as questões relacionadas com a ocupação dos tempos livres, as actividades culturais e desportivas.

Além da versão encadernada, completa e disponível para consulta no Centro de Arquivo e Documentação, a colecção é constituída, também, por exemplares individuais, ainda que alguns números se encontrem em falta.

De forma a preservar esta colecção e torná-la acessível a um público mais alargado e diversificado, contemplou-se a sua digitalização no âmbito do Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN (2009-2011), sendo possível aceder em linha a todos os números, em formato PDF.

Clique aqui para consultar toda a colecção do jornal/revista Alavanca.

Ficha técnica

Preparação e selecção para digitalização: Filipe Caldeira e Sónia Duarte
Digitalização: Lupa - Luís Pavão, Lda.