Bem-vindo(a)

O propósito deste sítio web assenta em dois objectivos essenciais: divulgar o acervo documental da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) e da estrutura sindical associada, facultando aos utilizadores a possibilidade... Continuar...

Arquivo Fotográfico da CGTP-IN

O arquivo fotográfico da CGTP-IN constitui um importante testemunho visual da luta dos trabalhadores portugueses e do movimento sindical no nosso país.

O acervo é constituído por cerca de 88 000 negativos, abarcando o período entre o final da década de 1970 e o final da década de 1990. Teve como responsável pela sua constituição e organização João Silva, fotógrafo da CGTP-IN entre 1979 e 2007.

São retratadas diversas actividades da Confederação ao longo dos seus anos de existência, tais como Congressos, Plenários, Tomadas de Posse, Aniversários, Greves (Gerais e Sectoriais), Homenagens, Entrevistas, Comemorações do 25 de Abril de 1974 e do 1.º de Maio, Manifestações, Vigílias, Actividades Culturais, entre outras.

Na sequência do Projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN, o arquivo fotográfico foi alvo de uma intervenção prioritária, devido à fragilidade inerente a este tipo de suportes. Numa primeira fase, foi elaborado um levantamento de toda a colecção. Seguidamente, procedeu-se à selecção dos negativos a serem conservados e descritos na base de dados Ica-AtoM (c. 12 000), e destes, os negativos a digitalizar (1 200). A selecção das reportagens a conservar e descrever incidiu sobre o material mais antigo, de 1977 a inícios de 1982. Além de serem os que inspiram maiores cuidados de preservação e conservação, pretende-se, assim, complementar o conhecimento da história e actividades da Intersindical relativas a um período em que a documentação escrita é escassa.

Ficha técnica

Prazo de execução: Setembro 2009 - Agosto de 2011
Inventariação, selecção e descrição: Mónica Rogério
Conservação e digitalização: Lupa - Luís Pavão, Lda.

Com a mesma metodologia, estão a ser descritos, conservados e digitalizados, até ao final Setembro de 2013, 300 negativos no âmbito do projecto Contributo para a preservação, organização e valorização da memória sindical ibero-americana, financiado pelo Programa ADAI (Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Ibero-Americanos) - XIV Convocatória. Trata-se de documentação relacionada com a emigração portuguesa, a solidariedade sindical internacional e a actividade internacional da CGTP-IN, nomeadamente, aquela que testemunha as relações desta Central Sindical com as suas congéneres ibero-americanas, em particular, e com o mundo sindical e do trabalho ibero-americano, em geral, no período compreendido entre 1982 e 1989.

Ficha técnica

Prazo de execução: Fevereiro a Setembro de 2013
Inventariação, selecção e descrição: Mónica Rogério
Conservação e digitalização: Lupa - Luís Pavão, Lda.

Clique aqui para consultar o arquivo fotográfico.