O propósito deste sítio web assenta em dois objectivos essenciais: divulgar o acervo documental da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) e da estrutura sindical associada, facultando aos utilizadores a possibilidade de pesquisa e, nalguns casos, consulta em linha dessa documentação; e divulgar as actividades culturais, desportivas e de tempos livres promovidas por esta central sindical, nomeadamente através do Departamento de Cultura e Tempos Livres, bem como iniciativas afins promovidas por outras entidades.
Missão
O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data.
Relativamente à documentação de arquivo, cabe ao CAD a implementação de procedimentos com vista a racionalização e a eficácia na constituição, avaliação, aquisição, organização, conservação, divulgação e comunicação da documentação arquivística da CGTP-IN, alargando a sua área de intervenção a todo o ciclo de vida dos documentos. No que respeita a documentação bibliográfica, o CAD tem como funções conservar, organizar e divulgar todo o fundo documental destinado a prestar apoio documental e técnico. Todo este trabalho tem como intuito comunicar e disponibilizar o acesso ao fundo bibliográfico e documental da CGTP-IN, devidamente organizado e conservado, a todos os sindicatos, dirigentes, delegados, funcionários sindicais e investigadores.
Visão
O CAD pretende criar condições para que, assim que tenha consolidada a gestão documental no seio da CGTP-IN (sede), possa assumir funções mais latas no âmbito do Movimento Sindical Unitário (MSU), recolhendo, organizando, valorizando e disponibilizando aos trabalhadores sindicais e ao público em geral o seu património arquivístico de valor histórico disperso pela estrutura sindical afecta à CGTP-IN. O CAD pretende, igualmente, de forma gradual, assumir funções ao nível da normalização de procedimentos arquivísticos no quadro do MSU, definindo medidas ajustadas à realidade dos arquivos sindicais e esforçando-se pela sua aplicação generalizada. A implementação de medidas conducentes a uma gestão mais rigorosa e racional do seu acervo bibliográfico pautará, ainda, a actuação do CAD. O CAD espera, com a sua acção, criar condições para o estímulo da investigação relativa à história do mundo do trabalho, da realidade sindical e social.
Valores
- O acesso à documentação por parte de todos os trabalhadores e demais interessados, quaisquer que sejam as suas opções políticas ou religiosas, sem descriminação de sexo ou de orientação sexual, raça, etnia ou nacionalidade
- Abertura à investigação e produção cultural
- Abertura à colaboração institucional
- Inovação
- Aperfeiçoamento contínuo.
Equipa
Fernando Gomes
Membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional e do Secretariado do Conselho Nacional;
Coordenador da área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Igualdade, Cultura e Tempos Livres e Centro de Arquivo e Documentação.
Filipe Caldeira
Técnico superior de arquivo.
Mónica Duque
Técnica superior de arquivo.
Sónia Duarte
Técnica-adjunta de documentação.
Serviços
- Apoio técnico, através de pesquisa orientada;
- Acesso ao fundo bibliográfico e documental (incluindo informação legislativa: Diários da República e Boletins de Trabalho e Emprego);
- Reprodução de documentos, sujeita a pagamento;
- Difusão, através de um Boletim de Sumários quinzenal/mensal, de toda a informação bibliográfica que dá entrada no CAD.
Horário de funcionamento
Dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. |