Idioma da unidade de descrição

 
 

Bem vindo

O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida  por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data. Continuar...

 
 

Visualizar registo de autoridade

Vitor Wengorovius

Tipo de entidade

Pessoa

Formas autorizadas do nome

Vitor Wengorovius

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1937 - 2005-02-27

História

«Nascido em 1937, em Setúbal, Vítor Wengorovius foi dirigente da Juventude Universitária Católica e esteve ao lado de Jorge Sampaio nas lutas académicas e na Comissão Democrática Eleitoral de 1969 de Lisboa.

Em 1974, ajudou a fundar o Movimento de Esquerda Socialista, uma organização nascida a partir da ala católica da CDE e do movimento estudantil pré-25 de Abril de 1974, do qual fizeram parte, entre outros, o actual Presidente da República, Jorge Sampaio, o ex-secretário-geral do PS Ferro Rodrigues, José Manuel Galvão Telles e João Cravinho.

Foi durante 21 anos, entre 1970 e 1991, advogado do Sindicato de Jornalistas e foi também advogado de vários movimentos sindicais. Em 1999, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Ferro Rodrigues lamenta a perda de "um grande humanista"

O ex-secretário geral do PS e actual deputado Ferro Rodrigues lamentou a morte de Vítor Wengorovius, com quem teve um percurso político comum e que classificou como "um grande humanista".

"Se há pessoa que não merecia o sofrimento que passou nos últimos anos era o Vítor Wengorovius, que sempre foi uma pessoa com uma enorme generosidade e energia", declarou Ferro Rodrigues à Lusa.

"Tivemos um percurso comum desde a Comissão Democrática Eleitoral de 1969 até à extinção do Movimento de Esquerda Socialista e fizemos uma aproximação conjunta ao PS", lembrou o ex-líder socialista, lamentando que Wengorovius não tenha tido "possibilidade de levar à prática tudo o que gostaria de fazer" em resultado da sua doença.
Wengorovius, continuou, "teve um papel importantíssimo no 25 de Abril" e era "reconhecido por toda a esquerda que se enquadra hoje na faixa etária dos 40 a 50 anos".»

Lugares

Setúbal, Portugal (nascimento).
Lisboa, Portugal (morte).

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

PT-CGTPIN

Regras e/ou convenções

Estado da descrição

Revista

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Criado em 2011-03-17.
Revisto em 2011-07-19.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

"Morreu Vítor Wengorovius, fundador do Movimento Esquerda Socialista" [Em linha]. Público. 27 de Fevereiro de 2005. [Consult. 17 Mar. 2011]. Disponível em: http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/morreu-vitor-wengorovius-fundador-do-movimento-esquerda-socialista_1216927.

Notas de manutenção

Criado por: Sílvia Correia.
Revisto por: Filipe Caldeira.
 
  POPH QREN União Europeia FSE