Language

 
 

Bem vindo

O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida  por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data. Continuar...

 
 

View authority record

António Elísio Capelo Pires Veloso

Type of entity

Person

Authorized form of name

António Elísio Capelo Pires Veloso

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

  • Pires Veloso

Identifiers for corporate bodies

Dates of existence

1926-08-10 -

History

«Frequentou o Liceu Nacional Alexandre Herculano, no Porto, até 1944, ano em que se matriculou no Curso de Preparatórios Militares da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Aos vinte anos ingressa na Escola do Exército, concluindo o Curso de Infantaria, a que se seguiu o tirocínio, na Escola Prática de Infantaria. Em 1949 inicia, definitivamente, a sua carreira militar, como alferes em Macau, onde peramanece até 1951. Em 1961, com o eclodir da Guerra do Ultramar vai prestar serviço em Angola, até 1964, e em Moçambique, de 1965 até 1974. Após o 25 de Abril de 1974 é nomeado governador de São Tomé e Príncipe, até 18 de Dezembro do mesmo ano, data em que passou a alto comissário, função que manteve até à independência do território, em 1975[2]. Em Setembro de 1975, na era do PREC, foi designado comandante da Região Militar do Norte, com quartel-general no Porto, dando por terminada a sua missão em 1977. Na sequência do 25 de Novembro de 1975, é nomeado membro do Conselho da Revolução, até 1977. Com a frequência do Curso Superior de Comando e Direcção do Instituto de Altos Estudos Militares, ascendeu em 1988, à patente de oficial general.

Pires Veloso candidatou-se a Presidente da República, como independente, às eleições de 1980, nas quais foi reeleito Ramalho Eanes[3].

No dia 25 de Abril de 2006 foi agraciado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio com a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro), pelo seu «desempenho militar» e «papel fundamental na consolidação da democracia nacional durante o período em que comandou a Região Militar do Norte»[4].

Publicou o livro Vice-Rei do Norte - Memórias e Revelações[5], em 2009.»

Places

Gouveia, Portugal (nascimento).

Legal status

Functions, occupations and activities

Major-general do Exército português.

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Description identifier

Institution identifier

PT-CGTPIN

Rules and/or conventions used

Status

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Criado em 2011-03-17.
Revisto em 2011-07-13.

Language(s)

Script(s)

Sources

Wikipedia - António Elísio Capelo Pires Veloso [Em linha]. [Consult. 13 Jul. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_El%C3%ADsio_Capelo_Pires_Veloso.

Maintenance notes

Criado por: Sílvia Correia.
Revisto por: Filipe Caldeira.
 
  POPH QREN União Europeia FSE