Visualizar registo de autoridade

Formas autorizadas do nome

Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

• Basílio Horta

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1943-11-16 -

História

Basílio Adolfo Mendonça Horta da Franca (Tábua, 16 de Novembro de 1943) é um jurista e político português.
Basílio Horta é licenciado em Direito e diplomado no Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Exerceu funções como subdelegado e delegado do Procurador da República, técnico da Inspecção-Geral de Crédito e Seguros, secretário-geral da Corporação da Indústria e director-geral da Confederação da Indústria Portuguesa. Co-fundador do Partido do Centro Democrático Social, ocupou os cargos de secretário-geral e vice-presidente da Comissão Política Nacional e de presidente da Mesa do Congresso do CDS. Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, ministro do Comércio e Turismo nos II e VI Governos, ministro de Estado no VII Governo e ministro da Agricultura, Comércio e Pescas no VIII Governo. Foi também vice-presidente da Assembleia da República, membro do Conselho de Estado, candidato à Presidência da República e representante permanente de Portugal na OCDE. Actualmente preside ao Conselho de Administração da aicep Portugal Global e é professor associado convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, da Ordem de Leopoldo da Bélgica, da Ordem do Mérito Civil de Itália, da Ordem Magyar da Hungria, do Mérito Civil de França e a Grande Oficial da Ordem de Mérito da Holanda.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Sílvia Correia, 2011.03.16.
Revisto em 2011.06.24.

Wikipedia - Basílio Horta [Em linha]. [Consult. 16 Mar. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio_Horta.

Notas de manutenção