Visualizar registo de autoridade

Formas autorizadas do nome

Baltazar Leite Rebelo de Sousa

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

• Baltasar Rebelo de Sousa

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1921.04.16 - 2002.12.01

História

Baltazar Leite Rebelo de Sousa (Lisboa, 16 de Abril de 1921 – Lisboa, 1 de Dezembro de 2002) foi um médico, professor e político português.

Médico de formação, era licenciado em Medicina e diplomado nos cursos de Medicina Tropical e Medicina Sanitária.

Foi secretário do ministro das Colónias Marcelo Caetano, dirigente corporativo, secretário-geral dos Escuteiros de Portugal, sub-inspector médico dos Serviços Médico-Sociais e da Federação das Caixas de Previdência.

Em 1953 foi eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo de Évora e, em 1957, foi eleito pelo círculo de Braga.

Enquanto estudante foi comandante do Centro Universitário de Lisboa da Mocidade Portuguesa, tendo sido depois chefe dos seus Serviços Culturais e director dos serviços de intercâmbio com o estrangeiro, vindo a ocupar interinamente o cargo de Comissário Nacional enquanto subsecretário de Estado da Educação Nacional, de 1955 a 1961.

Foi Governador-Geral de Moçambique (então província ultramarina de Portugal) de 1968 a 1970, sucedendo a José Augusto da Costa Almeida. Foi substituído nesse cargo pelo Engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira. De regresso a Lisboa, desempenhou funções de ministro-delegado do presidente do Conselho para a Emigração, ocupou as pastas ministeriais da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e, em 1973, a do Ultramar até 1974.

Após o 25 de Abril de 1974 viveu alguns anos no Brasil, onde foi administrador de empresas no estado de São Paulo, leccionou em diversas universidades e pertenceu a várias associações culturais Luso-Brasileiras.
Foi o pai de Marcelo Rebelo de Sousa e António Rebelo de Sousa.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Sílvia Correia, 2011.03.16.
Revisto em 2011.06.24.

Wikipedia - Baltasar Rebelo de Sousa [Em linha]. [Consult. 16 Mar. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baltasar_Rebelo_de_Sousa.

Notas de manutenção