Idioma da unidade de descrição

 
 

Bem vindo

O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida  por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data. Continuar...

 
 

Visualizar registo de autoridade

António Manuel de Oliveira Guterres

Tipo de entidade

Pessoa

Formas autorizadas do nome

António Manuel de Oliveira Guterres

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

  • António Guterres

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1949.04.30 -

História

António Manuel de Oliveira Guterres GCC (Santos-o-Velho, Lisboa, 30 de Abril de 1949) é um político português e foi primeiro-ministro de Portugal.
Ainda jovem, demonstrou deter as capacidades de dedicação ao estudo, que lhe valeram um Prémio Nacional dos Liceus, em 1965. Frequentou o Instituto Superior Técnico (IST), tendo-se licenciado em Engenharia Electrotécnica, com distinção. Durante a universidade, Guterres não se envolveu na oposição estudantil ao regime de Salazar, mas dedicou-se à acção social promovida pela Juventude Universitária Católica. Em 1971, terminado o curso, iniciou uma efémera carreira académica, como assistente do IST.

Em 1973 aderia ao Partido Socialista e, pouco depois, dedicar-se-ia integralmente à política. Após o 25 de Abril colaborou na organização interna do partido. Apesar de alguma oposição interna, muito devido ao facto de se afirmar católico num partido cujos militantes são maioritariamente ateístas ou agnósticos, e com forte influência da Maçonaria, Guterres exercerá uma série de funções. Chega a secretário-geral, e vence as eleições legislativas de 1995 e de 1999, chefiando os XIII e XIV Governos Constitucionais. Pelo meio presidiu à Internacional Socialista.
Exercia o cargo de Primeiro-Ministro quando se demitiu, após as eleições autárquicas de Dezembro de 2001, em que o PS sofreu uma derrota significativa. No acto inesperado da demissão declara demitir-se para evitar que o país caia num «pântano democrático», devido à falta de apoio ao Governo que os resultados eleitorais indicavam. Sucederam-lhe Ferro Rodrigues, na liderança do PS, e José Manuel Durão Barroso, no Governo.

Actualmente é Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

Regras e/ou convenções

Estado da descrição

Revista

Nível de detalhe

Mínimo

Datas de criação, revisão e eliminação

Sílvia Correia, 2011.03.16.
Revisto em 2011.06.24.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

Wikipedia - António Guterres [Em linha]. [Consult. 15 Mar. 2011]. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Guterres.

Notas de manutenção

 
  POPH QREN União Europeia FSE