Visualizar registo de autoridade

Formas autorizadas do nome

Quintino Manuel dos Santos Aguiar

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

• Quintino Aguiar

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1946-10-09 -

História

Filho de Pintor da Construção Civil e de Doméstica, nascido a 9/10/1946 em casa isolada propriedade de seu avô, situada numa pequena vinha, sita no Murtal, região demarcada de Carcavelos, à época freguesia de S. Domingos de Rana, concelho de Cascais.
Até aos sete anos entrar para a escola primária, passei os meus tempos a conviver com animais domésticos (ovelhas, galinhas, perus, patos, cães, gatos, etc.), não existindo num raio de 1 km uma só criança com quem pudesse conviver.
Fiz a primária e admissão às então escolas técnicas e ao liceu, tendo ingressado no Liceu Nacional de Oeiras, de onde saí aos 12 anos, entrando de imediato no mercado de trabalho como Aprendiz de Carpinteiro de Bancada (oficina). Aos 19 anos era Encarregado de Carpintaria.
Aos 20 anos entro no serviço militar obrigatório, onde estive 36 meses. Aí iniciei as minhas actividades políticas.
Aos 23 anos passo a Encarregado Geral de Carpintaria e inicio funções de Encarregado de Construção Civil e entretanto caso. Aos 24 anos sou pai de uma menina e aos 26 de um rapaz.
Com 27 anos, dá-se o 25 de Abril. Inicio de imediato a actividade política, sendo candidato à vereação da Câmara Municipal de Cascais, tendo abdicado de ser Vereador para dar prioridade à acção sindical que me leva da base até ao topo (Delegado, Dirigente de Sindicato, Dirigente Constituinte e Coordenador de Federação de Sector e Dirigente da Inter-Sindical Nacional / CGTP).
Na empresa em que trabalhava, dado as dificuldades existentes, particularmente dívidas a bancos e fornecedores, o que inviabilizava o seu funcionamento, entramos em auto-gestão, assumindo eu a Direcção de Gestão.
Fiz vários cursos de formação e efectuei representações do movimento sindical no estrangeiro, nomeadamente França, Itália, Dinamarca, URSS e RDA, bem como efectuei várias visitas de estudo.
O êxito obtido na gestão da empresa levou à liquidação de todas as dívidas e à aquisição desta pelos trabalhadores. Passei então a fazer parte de uma sociedade por quotas, tornei-me por força da acção desenvolvida pequeno empresário.
Doença grave leva-me ao afastamento da actividade sindical e politica durante alguns anos. Todo o tempo que conseguia dispor era então para dedicar à afirmação da nossa pequena empresa.
Superada a doença e estabilizada a empresa regresso às actividades políticas na área partidária e associativa, tendo sido membro da Comissão Concelhia de Cascais e da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, sendo também dirigente associativo de colectividades.
Aos 49 anos, em conformidade com a minha actividade, assumo nova responsabilidade associativa, agora na área das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Sou eleito Presidente da CPPME – Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
Hoje, com 64 anos, continuo a ser pequeno empresário e mantenho o mesmo cargo de PR da CPPME, bem como continuo a ser PR da AG de duas colectividades.
Um desabafo, mantenho o casamento à 41 anos e estou prestes a ser avô.

Lugares

S. Domingos de Rana, Cascais, Portugal (nascimento).

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Membro do Secretariado Nacional e actual Conselho Nacional da CGTP-IN entre os mandatos de 1980 e 1986.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

PT-CGTPIN

Criado em 2011-04-05.
Revisto em 2011-07-13.

Entrevista concedida pelo entrevistado.

CARTAXO, José Ernesto - CGTP-IN: 40 anos de luta com os trabalhadores (1970-2010). Lisboa: CGTP-IN - Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC - Instituto Bento de Jesus Caraça, 2011, p. 157.

Notas de manutenção

Criado por: Sílvia Correia.
Revisto por: Filipe Caldeira.