Fundo

Título

CUT e CSTC

Data(s)

• 1979 - 1990-08-07 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)

362 p., papel

Zona do contexto

História custodial e arquivística

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém:
Convite da CUT e programa da Semana Internacional de Solidariedad com el Pueblo Cubano.
Llamado urgente en favor de los trabajadores colombianos, enviado pela secretária geral da CUT, Aida Avella Esquivel. Carta da CUT sobre a greve que ocorreu em 14 de Novembro de 1990 e a resposta repressiva do governo, com pedido de solidariedade. Carta do Conselho Nacional da CGTP-IN para o presidente colombiano, Cesar Gaviria Trujillo, protestando contra a repressão e arbitrariedades cometidas com os trabalhadores da Colômbia, com cópia para a CUT. Resposta do chefe de Gabinete de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Segurança Social, afirmando a necessidade de manter a ordem pública.
Carta para a CUT e comunicado de imprensa da CGTP-IN, repudiando a assassinato do candidato da Unión Patriótica à Presidência da República, Bernardo Jaramillo.
Convite para o II Congresso da CUT-Colombia. e mensagem da CGTP-IN.
Telegrama protesto enviado ao presidente Virgílio Barco exigindo a dissolução de grupos paramilitares e a libertação imediata de dirigentes sindicais.
Carta da CUT felicitando e agradecendo o envio das novidades do VI Congresso CGTP-IN.
Carta da CUT sobre a campanha nacional e internacional sobre a violação dos direitos humanos na Colômbia, consistindo no envio de postais ao presidente Virgílio Barcos Vargas. Comunicação interna da CGTP-IN sobre este assunto.
Nouvelle declaration du BIT sur la violation des droits syndicaux en Colombie.
Intervenção da delegação da CUT na 76.ª Conférence de l’Organisation Internationale du Travail, OIT.
Relatório do Conselho Económico e Social (Nações Unidas) – Rapport du groupe de travail sul les disparitions forcées ou involuntaires – Additif – Rapport sur une visite en Colombie de deux membres du groupe de travail sur les disparitions forcées ou involontaires (24 octobre – 2 novembre 1988). Carta da CUT (1989) agradecendo a solidariedade da CGTP-IN, com a “relacion de dirigentes y afiliados de base de la CUT asesinados, desaparecidos o heridos a partir del 18 de Agosto de 1986, fecha en que e subcribio el acuerdo de constitution de la central”, e da “intervenção de Angelino Garzon, secretario general de la CUT, a nombre de las centrales obreras, en el acto por la convivencia nacional, realizado en la sede de la direccion nacional liberal, el dia 9 de Marzo de 1989”.
Declaração da CUT, após analisar a situação interna da Central e o agravamento da situação política, social e económica do país.
Telegrama da CGTP-IN ao presidente da Colômbia, Virgílio Barco, de protesto e solidariedade com trabalhadores colombianos, a propósito do dia protesto nacional (23 Novembro 1988).
Comunicado da CUT sobre a greve geral na Colômbia no dia 27 de Outubro 1988.
Telegrama da CGTP-IN para o presidente Virgílio Barco condenando actos de prepotência do governo colombiano, actos repressivos, prisões, assassinatos, ilegalização de sindicatos e arbitrariedades cometidas na greve geral de 27 de Outubro, e manifestação de total solidariedade com trabalhadores e povo da Colômbia.
Comunicado de imprensa da FSM: “Colombie: la FM appelle à participer activement aux journées internationales de solidarité – 30 Mai-4 Juin”.
Recorte de imprensa e carta com denúncia da SINDESENA do atentado contra um dirigente sindical.
Relatório sucinto da participação da CGTP-IN no Congresso Constitutivo da Central Unitária de Trabalhadores da Colômbia realizado em Bogotá a 15, 16 e 17 de Novembro de 1986.
Telegrama dirigido ao presidente Virgílio Barco, presidente da Colômbia, de visita a Portugal, sobre a escalada de violência e afirmando a solidariedade dos trabalhadores portugueses e apoio à greve geral da CUT.
Envio da CUT da “Declaracion de Campinas, Conferencia Sindical Latinoamericana y Caribena sobre la Deuda Externa (18 de mayo de 1987, Unicamp Campinas SP Brasil)”.
Envio de cópia de carta enviada pela CUT ao presidente da república português, Mário Soares, sobre reformas laborais, nomeadamente na reforma agrária e no comércio e indústria.
Documento da OIT enviado pela CUT em resposta às queixas apresentadas a esse organismo pela FSM e pela CUT de violação dos direitos humanos e sindicais na Colômbia: “Ducentesimo cuadragesimo cuarto informe del comite de libertad sindical – caso num. 1343 – Quejas contra el Gobierno de Colombia presentadas por la Federacion Sindical Mundial y la Confederacion Sindical de Trabajadores de Colombia”.
Carta da CSTC (Confederación Sindical de Trabajadores de Colombia), com lista de acontecimentos de repressão, violação de direitos humanos, incluindo os sindicais.
Nota à comunicação social: Repressão sobre sindicalistas da Colômbia repudiadas pelos metalúrgicos portugueses.
Nota à imprensa – Central Sindical Colombiana visitou Portugal (CSTC).
Telegrama da CGTP-IN com repúdio pelas perseguições, ameaças e morte de que são alvo representantes dos trabalhadores colombianos.
Comunicado de imprensa da União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos (FSM): “Solidariedade com os trabalhadores da empresa Philips da Colômbia”.
Campanha de solidariedade com as vítimas da erupção vulcânica de 14 de Novembro de 1985 na Colômbia.
Declaração da CSTC sobre os trágicos acontecimentos ocorridos nos dias 6 e 7 de Novembro de 1985 no Palácio de Justiça em Bogotá.
Recorte de imprensa sobre a dívida externa da América Latina.
Convite para o I Simpósio Critico Internacional del Desarrollo de la Ciência en Latinoamerica y el Caribe. Impossibilidade da CGTP-IN participar e envio de solidariedade.
“Carta abierta de la Confederación Sindical de Trabajadores de Colombia CSTC – FSM, a los delegados a la 71.ª Conferencia de la Organización Internacional del Trabajo”.
Recortes de imprensa sobre o assassinato de cinco dirigentes e activistas de “A luchar”.
Documentos do Plenário Nacional da CSTC.
Cópia de carta enviada ao presidente e ao primeiro-ministro português pela CSTC sobre os salários em atraso dos trabalhadores portugueses.
Declarações da CSTC sobre violação dos direitos humanos.
Cópias de cartas enviadas pela CSTC para o presidente colombiano, Belisario Betancur, por repressão contra sindicalistas.
Cópia de cartas enviadas pela CGTP-IN para a CSTC com solidariedade.
Declaração Unitária firmada pelas quatro centrais sindicais colombianas.
Envio de condolências pela morte de Pastor Perez, presidente da CSTC.
Convite para o IV Congresso da CSTC, e impossibilidade da CGTP participar.
Pedido de solidariedade da CSTC para o Sindicato Nacional de Trabajadores de la Empresa Aérea AVIANCA.
Proposta de vinda a Portugal do grupo de teatro colombiano “La Candelaria”, e impossibilidade da CGTP receber o grupo.
“Intervencion del Compañero Angelino Garzon, secretario general de la Confederacion Sindical de Trabajadores de Colômbia CSTC, el dia primero de Mayo en la concentracion unitária realizada en Bogotá”.
Envio de documento da CSTC denunciando a violação dos direitos humanos e recorte das liberdades democráticas e sindicais na Colômbia.
“El Ejercito en las Áreas Rurales de Colômbia. Detenciones Arbitrarias, Tortura y Ejecuciones Sumarias, Documento especial de amnistia internacional, noviembre de 1981”.
CSTC: Informes del Movimiento Sindical Colombiano. Boletin de la Secretaria de Relaciones Internacionales, n.º 1, año 79.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização