Fundo

Visualizar descrição arquivística

Documento composto cx.001_402-406 - Comissão Executiva: Acta de reunião n.º 101/79

Zona da identificação

Código de referência

PT -CGTPIN /CGTPIN-CRD-004-001-cx.001_402-406

Título

Comissão Executiva: Acta de reunião n.º 101/79

Data(s)

• 1979-03-20 (Produção)

Nível de descrição

Documento composto

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)

5 p.

Zona do contexto

História custodial e arquivística

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A reunião teve lugar na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo sido abordados os seguintes assuntos:
- telegrama de condolências enviado à União dos Sindicatos de Braga por motivo de falecimento de um membro do seu Secretariado;
- telegramas enviados à União dos Sindicatos de Bragança e a diversas entidades oficiais «[...] por motivo dos incidentes verificados naquela cidade que impediram a realização da manifestação projectada para o passado dia dezassete.»;
- «[...] ofício da Comissão Administrativa do Inatel [...] relativo à questão da cedência do estádio Primeiro de Maio e utilização das instalações do Inatel [...]»;
- pedido de colaboração remetido à CGTP-IN pelo Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas;
- apreciação de «[...] uma proposta apresentada pelo Sector da Organização que estabelece um programa de deslocação à Madeira de uma delegação de dois técnicos do Gabinete de Estudos para tratar com os dirigentes e juristas sindicais daquela região de diversos problemas ligados à legislação do trabalho.»;
- informação «[...] sobre os resultados das iniciativas realizadas no âmbito da Campanha de Fundos [...]»;
- informação sobre as dificuldades causadas pela Administração da TAP «[...] no tocante ao transporte de Genebra para Lisboa de diverso material oferecido pelos emigrantes portugueses para auxílio [às] vítimas dos temporais.»;
- contactos directos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, através da Direcção-geral do Trabalho, «[...] com diversas Federações Sindicais com vista a formar a delegação oficial à próxima Conferência da OIT.»;
- «[...] eventual realização em Portugal da sessão do Comité Sindical Internacional de Turismo Social [...]»;
- resultados das reuniões efectuadas com a CGT, CGIL e CCOO, em que foram abordados «[...] os problemas relativos à CES, situação política dos respectivos países e a sua acção sindical.»;
- resultados da reunião do Comité Sindical das Multinacionais, realizado em Lisboa;
- informação «[...] sobre a realização do Encontro de emigrantes promovido pela Confederação em Bruxelas [...]»;
- informação sobre a data do encontro sobre as multinacionais organizado pela CMT;
- designação dos representantes da CGTP-IN nas seguintes actividades internacionais: reunião sobre problemas de emigração, Paris, 29 e 30 de Março; reunião organizada pela Oposição Sindical Brasileira, Bruxelas, 31 de Março e 1 de Abril; reunião com a Frente Unitária das Confederações Italianas, 15 a 20 de Abril, «[...] para tratar de assunto relacionado com o pedido de adesão à CES [...]»; Congresso do STUC, 23 a 27 de Abril, Escócia; Congresso da CFDT, 9 a 12 de Maio; Conferência Mundial de Solidariedade com a Palestina, 15 a 17 de Maio, Damasco; Congresso da PEO de Chipre, 17 a 20 de Maio; «[...] visita C.E.S. Bulgaros [sic] a realizar durante a segunda quinzena de Maio.»;
- informação «[...] sobre as reuniões efectuadas com as Uniões das regiões Norte e Centro em que foram tratados problemas relacionados com a Segurança Social.»;
- gestão de recursos humanos (departamento de Assuntos Sociais);
- pagamento de senha de presença por parte do Conselho Directivo do Instituto de Gestão Financeira;
- informação sobre as «[...] diligências que estão a ser efectuadas para adquirir um imóvel para instalar a Escola de Formação Sindical [...]»;
- informação «[...] sobre as reuniões efectuadas com o Secretariado da União dos Sindicatos de Coimbra a fim de tratar da manifestação a realizar em Coimbra [...]»;
- «[...] acontecimentos relacionados com os problemas da informação e as lutas que tem [sic] sido desenvolvidas pelas organizações sindicais do respectivo sector.»;
- proposta de inscrição de um técnico do Gabinete de Estudos no Simpósio sobre o Aproveitamento do Alqueva, promovido pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos;
- aprovação de «[...] uma proposta para participar na Comissão Governamental para o estudo das empresas em auto-gestão [...]»;
- convite do Vice-Presidente da CEE «[...] para uma visita técnica à sede daquela organização.»;
- análise da situação político-sindical:
. «[...] efeitos das manifestações promovidas pelo Movimento Sindical [...]»;
. «[...] crise governamental aberta com o pedido de demissão do Secretário de Estado do MAP.»;
. «[...] relatos das audiências realizadas com o Presidente da República e Conselho da Revolução.»;
- aprovação de comunicado público «[...] a saudar os trabalhadores portugueses pela sua participação nas manifestações sindicais [...]»;
- ofícios a dirigir à RTP e Diário de Notícias «[...] em protesto pelos noticiários das referidas manifestações.»;
- organização das comemorações do 25 de Abril e 1.º de Maio;
- designação do representante da CGTP-IN «[...] para o encontro organizado pela UISTAF em preparação da Conferência da FAO [...]»;
- aprovação de deslocações de dirigentes sindicais.

A acta contém um documento anexo:
- o registo de presenças na reunião [p. 406].

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condições de reprodução

Idioma(s) da documentação

Escrita(s) da documentação

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Nota de publicação

CGTP-IN - Campanha de fundos da CGTP-IN: participar é reforçar a unidade e consolidar a democracia. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 24 (Abril 1979), pp. 10-11. [Consult. 23 Dez. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1979-04-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - A luta continua: Mota Pinto para a rua. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 24 (Abril 1979), pp. 15-22. [Consult. 23 Dez. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1979-04-01.pdf.

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Pontos de acesso - nomes": os nomes dos dirigentes sindicais indicados referem-se aos membros da Comissão Executiva do Conselho Nacional cuja intervenção na reunião foi possível identificar.

Zona dos pontos de acesso

Zona do controlo da descrição

Criado em 2013-02-22.
Revisto em 2013-12-23.

Nota do arquivista

Criado e revisto por: Filipe Caldeira.

Acções