Fundo

Visualizar descrição arquivística

Documento simples cx.001_477-479 - Comissão Executiva: Acta da reunião n.º 78/78

Zona da identificação

Código de referência

PT -CGTPIN /CGTPIN-CRD-004-001-cx.001_477-479

Título

Comissão Executiva: Acta da reunião n.º 78/78

Data(s)

• 1978-10-10 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte (quantidade, volume ou extensão)

3 p.

Zona do contexto

História custodial e arquivística

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A reunião teve lugar na sede da CGTP-IN, em Lisboa, tendo sido abordados os seguintes assuntos:
- ofício enviado pelo Ministro da Justiça sobre «[...] as faltas dadas no exercício de funções sindicais [...]»;
- «[...] notificação do Tribunal de Trabalho de Lisboa para proceder ao desconto de um sexto do vencimento [...]» de um funcionário da CGTP-IN;
- parecer do responsável pelo Sector de Fundos sobre a proposta de associação da CGTP-IN à Cooperativa Fórum;
- «[...] formas de cooperação do Movimento Sindical com o movimento cooperativista, de forma a garantir aos trabalhadores sindicalizados o acesso aos postos de consumo existentes.»;
- acordo entre CGTP-IN e FDGB sobre o «[...] déficit contraído pelo GITUS para com o organismo congénere daquela Confederação [...]»;
- audiência com o Ministro da Justiça;
- incumprimento, pelas entidades oficiais, do disposto no Decreto-Lei n.º 156/78 [regime de recrutamento e funções dos juízes sociais];
- «[...] projecto de ofício dirigido à Comissão Parlamentar de Trabalho da Assembleia da República sobre o projecto de lei dos contratos a prazo [...]»;
- situação das negociações colectivas em curso;
- trabalhos preparatórios do congresso do Sindicato dos Metalúrgicos e informação sobre a «[...] forma como decorreu o chamado Congresso dos Sindicatos da Indústria Metalúrgica e Afins [...]»;
- resposta da Secretaria de Estado da Comunicação Social ao pedido da CGTP-IN para aplicação do sistema porte-pago para o Alavanca;
- campanha de fundos;
- situação financeira da CGTP-IN;
- resultados da «[...] visita oficial à CGTP-IN da delegação da Confederação dos Sindicatos Polacos [...]»;
- divulgação do «[...] comunicado conjunto assinado com a Confederação Mundial do Trabalho, comunicado esse que refere também o encontro efectuado com a Confederação dos Sindicatos Cristãos da Bélgica [...]»;
- contactos com a CES tendo em vista a adesão da CGTP-IN àquela Confederação;
- agendamento do Encontro sobre Higiene e Segurança no Trabalho;
- deficit da CGTP-IN para com o GITUS;
- informação sobre a Conferência Sindical das Mulheres (4 e 5 de Novembro de 1978); Congresso do Sindicato dos Metalúrgicos (8 a 10 de Dezembro de 1978); Congresso dos Sindicatos da Indústria Hoteleira (16 e 17 de Dezembro de 1978); Encontro dos Trabalhadores da Função Pública (Dezembro); Conferência de Organização Sindical (17 e 18 de Fevereiro de 1979); Congresso dos Sindicatos dos Professores (a realizar até ao final de 1978);
- proposta de realização de dois encontros regionais da juventude trabalhadora, integrados no âmbito da Conferência de Organização Sindical;
- trabalhos preparatórios da Conferência Sindical sobre os Problemas da Mulher Trabalhadora;
- reunião da Comissão Organizadora da Conferência de Organização Sindical;
- análise da situação político-sindical.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condições de reprodução

Idioma(s) da documentação

Escrita(s) da documentação

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Nota de publicação

Melo Ferreira - Informação jurídica: contratos - prazos [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), p. 25. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Contratação colectiva: um milhão e 500 mil traballhadores em luta pela revisão dos seus contratos de trabalho [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), pp. 26-27. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Congresso dos sindicatos da metalurgia e metalomecânica [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), p. 10. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Campanha de fundos [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), p. 25. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - 3 perguntas a... Carlos Carvalho [sobre a campanha de fundos] [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), p. 11. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - A CGTP-IN e o mundo: o encontro entre a CMT e a CGTP-IN: um encontro cordial e frutuoso [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), p. 22. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - 1.º Encontro Nacional sobre Higiene e Segurança no Trabalho [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), pp. 14-15. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Conferência sobre os problemas da mulher trabalhadora: entrevista a Clara Magro Jorge [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), pp. 12-13. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - 1.ª Conferência Sindical Nacional sobre os Problemas da Mulher Trabalhadora [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), pp. 6-7. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Conferência Sindical Nacional aprova "Carta Reivindicativa": definidos objectivos e reivindicações da mulher trabalhadora [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), p. 8. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - 1.º Congresso dos Sindicatos de Hotelaria e Turismo [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), p. 14. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Encontro Nacional de Dirigentes e Delegados Sindicais da Função Pública [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), p. 10. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - 3 perguntas a... Manuel Carvalho da Silva [sobre a 1.ª Conferência Nacional de Organização Sindical] [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 19 (Novembro 1978), p. 11. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-11-01.pdf.

Nota de publicação

CGTP-IN - Tem a palavra... Antero Martins: 1.ª Conferência Nacional de Organização Sindical [Em linha]. Alavanca. Lisboa: CGTP-IN. Ano 4, n.º 20 (Dezembro 1978), pp. 15 e 26. [Consult. 29 Out. 2013]. Disponível em: http://cad.cgtp.pt/images/stories/alavanca/Alavanca-1978-12-01.pdf.

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Pontos de acesso - nomes": os nomes dos dirigentes sindicais indicados referem-se aos membros da Comissão Executiva do Conselho Nacional cuja intervenção na reunião foi possível identificar.

Zona do controlo da descrição

Criado em 2013-01-21.
Revisto em 2013-10-29.

DECRETO-LEI 156/78, de 30 de Junho. Diário da República, I Série. 148 (1978-06-30) 1175-1179. Estabelece normas para o regime de recrutamento e funções dos juízes sociais. Disponível em: http://dre.pt/pdf1sdip/1978/06/14800/11751179.pdf.

Nota do arquivista

Criado e revisto por: Filipe Caldeira.

Acções