Visualizar registo de autoridade

Formas autorizadas do nome

Elsa Maria de Almeida Figueiredo

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

• Elsa Figueiredo

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1946-10-01 –

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Trabalhou na Biblioteca do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas a partir de 1969. Além do trabalho directamente relacionado com a Biblioteca, fez, durante muitos anos, leitura e recorte da imprensa (quase todos os jornais diários e semanários) sobre sindicalismo e assuntos que pudessem interessar (segundo um esquema pré-estabelecido) e muito mais tarefas – sempre na Biblioteca.
Viveu anos muito importantes da vida do sindicato dos bancários (na altura, Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa).
Confessa ter tido a noção de que tudo o que estava a viver ia ser importante para a história do sindicalismo em Portugal e acrescenta que estava longe de calcular o que a aguardava. Muitos documentos, publicações, boletins, comunicados, etc., eram enviados para a Biblioteca, para os sócios, para leitura e distribuição. Guardava alguns na Biblioteca e guardava para si também. E quando lhe disseram para deitar fora, ainda assim guardou o que foi possível.
Foi delegada sindical (sócia do Sindicato dos Escritórios de Lisboa e, depois, do Sindicato do Comércio e Serviços – actual CESP) e fez parte de comissões de trabalhadores até 1979.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

PT-EF/4

PT-CGTPIN

Criado em: 2012-11-30.
Revisto em: 2017-09-05.

Nota biográfica cedida por Elsa Figueiredo, a 2012-11-23.

Notas de manutenção

Criado e revisto por: Filipe Caldeira.