Language

Authorized form of name

Maria Helena Pereira Gonçalves

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

• Maria Helena Gonçalves

Identifiers for corporate bodies

Dates of existence

History

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

• 1966/1975 – Professora Primária/1.º CEB, em Trás-os-Montes, Minho e Lisboa.
• 1975/1976 – Animadora Pedagógica.
• 1976/1995 – Delegada Escolar na 4.ª DLE de Lisboa (freguesias de Benfica, Carnide, S. Domingos de Benfica, Campolide e Nª Sra. de Fátima), cuja acção foi desenvolvida numa perspectiva de animação comunitária e de articulação entre Jardins de Infância, Escolas do 1.º CEB e 2.º CEB, Associações de Pais, Autarquias, Serviços e Equipas de Educação Especial, Centro de Saúde, Centros de Formação.*
• 1995/2001 – Coordenadora Nacional do 1.º CEB da FENPROF, pertenceu ao Secretariado Nacional e ao Conselho Nacional da FENPROF+
• ?????/2013 – Coordenou a Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da FENPROF e, consequentemente, fez parte da CIMH/CGTP-IN.
• ?????/????? – coordenou o Projecto “Igualdade nas Escolas” ao nível da FENPROF, em articulação com a CIMH/CGTP-IN.

* Participou em grupos de trabalho com diversas entidades – Ministério da Educação, Gabinete de Estudos e Planeamento do ME, Centros de Saúde, Autarquias, Associações e Federação das Associações de Pais, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, FENPROF, CGTP-IN.
* Coordenou o Projecto “Educação para a Saúde”, desenvolvido com os Jardins de Infância e Escolas do 1.º CEB das freguesias de Benfica e de Carnide, com as respectivas Juntas de Freguesia, com o Centro de Saúde de Benfica, com a Câmara Municipal de Lisboa (pelouro da Educação) e com o Instituto de Inovação Educativa (I.I.E. SIQUE).
* Participou em diversas situações de formação, desde encontros, debates, seminários, conferências, cursos, acções de formação, com durações variadas e cujos locais de realização se distribuíram de Norte a SUL do País, às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e a países estrangeiros, como Cuba, Espanha e Timor.
* Temas – A saúde e o desenvolvimento das crianças – A organização do ensino e a gestão das escolas – O desenvolvimento curricular, programas, metodologias, avaliação e manuais escolares – As questões próprias da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB/isolamento, exclusão, relação com os pais e com a comunidade – Os problemas suscitados com o aumento da heterogeneidade escolar, nomeadamente com a interculturalidade – A educação física – A ocupação dos tempos livres dos alunos – As crianças com necessidades educativas especiais – O problema da indisciplina escolar – Questões deontológicas dos docentes.

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Related entity

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) (1974-05-02 –)
Category of the relationship
associative

Related entity

Federação Nacional dos Professores (FENPROF)
Category of the relationship
associative

Description identifier

Institution identifier

PT-CGTPIN

Rules and/or conventions used

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Criado em: 2012-05-16.
Revisto em: 2017-11-09.

Language(s)

Script(s)

Sources

Currículo cedido pela própria a 15 de Outubro de 2013.

Maintenance notes

Maria Helena Pereira Gonçalves foi entrevistada pela CGTP-IN (Departamento de Cultura e Tempos Livres/Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), a 13 de Maio de 2013, no âmbito da edição do livro "CGTP-IN: 43 Anos a Construir a Igualdade entre Mulheres e Homens (1970-2013)".

Descrição criada e revista por: Filipe Caldeira.