Idioma da unidade de descrição

 
 

Bem vindo

O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida  por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data. Continuar...

 
 

Visualizar registo de autoridade

Maria Helena Pereira Gonçalves

Tipo de entidade

Pessoa

Formas autorizadas do nome

Maria Helena Pereira Gonçalves

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

  • Maria Helena Gonçalves

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

História

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

• 1966/1975 – Professora Primária/1.º CEB, em Trás-os-Montes, Minho e Lisboa.
• 1975/1976 – Animadora Pedagógica.
• 1976/1995 – Delegada Escolar na 4.ª DLE de Lisboa (freguesias de Benfica, Carnide, S. Domingos de Benfica, Campolide e Nª Sra. de Fátima), cuja acção foi desenvolvida numa perspectiva de animação comunitária e de articulação entre Jardins de Infância, Escolas do 1.º CEB e 2.º CEB, Associações de Pais, Autarquias, Serviços e Equipas de Educação Especial, Centro de Saúde, Centros de Formação.*
• 1995/2001 – Coordenadora Nacional do 1.º CEB da FENPROF, pertenceu ao Secretariado Nacional e ao Conselho Nacional da FENPROF+
• ?????/2013 – Coordenou a Comissão da Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH) da FENPROF e, consequentemente, fez parte da CIMH/CGTP-IN.
• ?????/????? – coordenou o Projecto “Igualdade nas Escolas” ao nível da FENPROF, em articulação com a CIMH/CGTP-IN.

* Participou em grupos de trabalho com diversas entidades – Ministério da Educação, Gabinete de Estudos e Planeamento do ME, Centros de Saúde, Autarquias, Associações e Federação das Associações de Pais, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, FENPROF, CGTP-IN.
* Coordenou o Projecto “Educação para a Saúde”, desenvolvido com os Jardins de Infância e Escolas do 1.º CEB das freguesias de Benfica e de Carnide, com as respectivas Juntas de Freguesia, com o Centro de Saúde de Benfica, com a Câmara Municipal de Lisboa (pelouro da Educação) e com o Instituto de Inovação Educativa (I.I.E. SIQUE).
* Participou em diversas situações de formação, desde encontros, debates, seminários, conferências, cursos, acções de formação, com durações variadas e cujos locais de realização se distribuíram de Norte a SUL do País, às regiões autónomas da Madeira e dos Açores e a países estrangeiros, como Cuba, Espanha e Timor.
* Temas – A saúde e o desenvolvimento das crianças – A organização do ensino e a gestão das escolas – O desenvolvimento curricular, programas, metodologias, avaliação e manuais escolares – As questões próprias da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB/isolamento, exclusão, relação com os pais e com a comunidade – Os problemas suscitados com o aumento da heterogeneidade escolar, nomeadamente com a interculturalidade – A educação física – A ocupação dos tempos livres dos alunos – As crianças com necessidades educativas especiais – O problema da indisciplina escolar – Questões deontológicas dos docentes.

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Entidade relacionada

Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) (1976 –)
Tipo de relação
associativa

Entidade relacionada

Federação Nacional dos Professores (FENPROF)
Tipo de relação
associativa

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

PT-CGTPIN

Regras e/ou convenções

Estado da descrição

Revista

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Criado em: 2012-05-16.
Revisto em: 2017-11-09.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

Currículo cedido pela própria a 15 de Outubro de 2013.

Notas de manutenção

Maria Helena Pereira Gonçalves foi entrevistada pela CGTP-IN (Departamento de Cultura e Tempos Livres/Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens (CIMH), a 13 de Maio de 2013, no âmbito da edição do livro "CGTP-IN: 43 Anos a Construir a Igualdade entre Mulheres e Homens (1970-2013)".

Descrição criada e revista por: Filipe Caldeira.
 
  POPH QREN União Europeia FSE