Visualizar registo de autoridade

Formas autorizadas do nome

Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas do Distrito de Portalegre

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1975-

História

O Sindicato dos trabalhadores Agrícolas do Distrito de Portalegre foi constituído em 1975, com a designação de Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura do Distrito de Portalegre, associação constituída pelos trabalhadores que exerçam a sua actividade na agricultura, pecuária e silvicultura e outras áreas afins. A criação deste Sindicato, enquadra-se num contexto pós-revolução em que as diferentes classes sociais rurais do Sul se organizam no sentido de defenderem os seus interesses e os assalariados rurais organizam-se em sindicatos de base distrital.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

PT-STADP/13

Preliminar

Criado em: 2020-04-23; 2020-11-09.

Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo [Consultado 09 Novembro 2020] Disponível em: http://consulta.cm-montemornovo.pt:8080/Result.aspx?id=821&type=PCD

SANTOS, Marcos Olímpio Gomes dos – “Contributos para o Conhecimento da História do Alentejo”, Évora, 2011.

PIÇARRA, Constantino – “A Reforma Agrária e seu Impacto na Sociedade Rural do Sul 1975-1977 “in BARROS, Maria Filomena Lopes de e GATO, Ana Paula (eds)- “Desigualdades”, Bibliotecas- Estudos e Colóquios, Série Ebooks, Nº 21, Universidade de Évora.

PIÇARRA, Constantino- “A violência Política em torno da Reforma Agrária, 19754-1976” in FERREIRA, Ana Sofia, MADEIRA João, CASANELAS, Pau (Coord)- Violência Política no Século XX. Um Balanço”, Instituto de História Contemporânea, 2017.

VENTURA, António- “Origens do 1º de Maio em Portalegre (1890-1900), Edição USP, Portalegre, 1986.

VENTURA, António, Subsídios para a História do Movimento Sindical Rural no Alto Alentejo (1910-1914), Seara Nova, 1976.

Notas de manutenção

Criado por: Carlene Recheado.