Language

Authorized form of name

Sindicato dos Operários Corticeiros do Distrito de Portalegre

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

• Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Portalegre. 1948-01-14.
  • Associação de Classe dos Corticeiros de Portalegre. 1911.
  • Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Évora – Secção Distrital de Portalegre. 1944-04-25.

Identifiers for corporate bodies

Dates of existence

1910 – 2015

History

Registam-se duas tentativas falhadas de criação em Portalegre de uma Associação de Classe dos Corticeiros, em 1893 e 1904. A 6 de Abril de 1904, os operários corticeiros aprovaram os estatutos da sua Associação e abriram a sua sede na rua do Pirão, n.º 15, tendo encerrado as funções no ano seguinte.
Em Dezembro de 1911, a Associação de Classe dos Corticeiros de Portalegre foi finalmente constituída em Portalegre. A 12 de Abril de 1911 regista-se uma primeira tentativa de elaboração dos estatutos pela Direcção da Associação, contudo, apenas a 8 de Novembro de 1912 foi redigido um projecto para os novos estatutos, projecto este que foi remetido para apreciação na Direcção-Geral do Comércio e Indústria e aprovado no ano seguinte.
A 25 de Abril de 1944 foi fundada a secção de Portalegre do Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Évora, tendo a sua sede em Portalegre. Denominava-se “Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Évora – Secção Distrital de Portalegre".
Por despacho do subsecretário de Estado das Corporações de 21 de Julho de 1947, foi autorizada a transformação da secção, em Portalegre, do Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Évora no Sindicato Nacional dos Operários Corticeiros do Distrito de Portalegre, tendo sido constituído por alvará de 14 de Janeiro de 1948.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

Mandates/sources of authority

Internal structures/genealogy

General context

Related entity

Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) (1970-10-01 –)
Identifier of the related entity
PT-CGTPIN/1
Category of the relationship
associative

Description identifier

PT-SCDP/11

Institution identifier

CGTPIN

Rules and/or conventions used

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Criado em: 2019-11-29.
Revisto em: 2019-12-03.

Language(s)

Script(s)

Sources

VENTURA, António – Origens do 1.º de Maio em Portalegre (1890-1900), Edição USP, 1986.

VENTURA, António - Conflitos sociais em Portalegre no tempo dos Robinson, in Publicações da Fundação Robinson nº 23, Portalegre, Fevereiro de 2012.
Estatutos da Associação de Classes dos Operários Corticeiros do Distrito de Portalegre de 1913

Maintenance notes

Criado por: Carlene Recheado.
Revisto por: Filipe Caldeira.