Idioma da unidade de descrição

 
 

Bem vindo

O Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) tem como missão gerir toda a documentação produzida e recebida  por esta organização (sede), independentemente do seu suporte ou data. Continuar...

 
 

Visualizar registo de autoridade

Sindicato do Serviço Doméstico

Tipo de entidade

Entidade colectiva

Formas autorizadas do nome

Sindicato do Serviço Doméstico

Formas paralelas do nome

Formas autorizadas do nome de acordo com outras regras

Outras formas do nome

Identificadores para pessoas colectivas

Datas de existência

1974 –

História

O Sindicato do Serviço Doméstico surge em Portugal na década de 1970 do século XX, fruto da organização e luta por melhoras condições de trabalho e de vida de um grupo de mulheres.
Com sede em Lisboa, na rua de São Bento, n.º 337, teve representação por todo o país através das suas delegações: Aveiro, Évora, Lisboa, Mangualde, Montemor, Porto, Torres Novas.
A sua primeira presidente da Direcção foi Maria da Conceição Ramos, que durante seis anos (1975-1981) reivindicou, juntamente com as suas companheiras, a libertação da sua classe.
Em Outubro de 1974, o Sindicato do Serviço Doméstico entrega, no Ministério do Trabalho, a regulamentação colectiva de trabalho e, em Novembro do mesmo ano, apresenta os seus estatutos, apesar de estes serem só publicados a 21 Junho de 1976 em "Diário da República", n.º 143, III Série, convertendo-se por esta altura numa conquista histórica para os trabalhadores do serviço doméstico.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e actividades

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Entidade relacionada

Maria da Conceição Ramos
Tipo de relação
associativa

Identificador do registo de autoridade

PT-SSD/10

Identificador da instituição

PT-CGTPIN

Regras e/ou convenções

Estado da descrição

Revista

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Criado em: 2018-02-20.
Revisto em: 2019-10-21; 2019-10-30.

Idioma(s)

Escrita(s)

Fontes

CERDEIRA, Maria da Conceição; PADILHA, Maria Edite – "As Estruturas Sindicais Portuguesas – uma Análise Evolutiva: Setembro 1933 a Abril 1987". Lisboa: Ministério do Emprego e da Segurança Social – Direcção-Geral do Trabalho, 1988, p. 418. 2.º vol. ("Estudos", série C – "Trabalho".)

[Sindicato do Serviço Doméstico] – "1.º Congresso das Trabalhadoras do Serviço Doméstico: Outubro 1979: Curso de Formação e de Preparação". [Lisboa: Sindicato do Serviço Doméstico, 1979 [?], p. 80]. L/1524.

Notas de manutenção

Criado e revisto por: Cristina Lopes e Filipe Caldeira.
 
  POPH QREN União Europeia FSE