Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Visita inclusiva ao acervo museológico da CGTP-IN nas Jornadas Europeias do Património 2021

A CGTP-IN e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) promoveram, a 28 de Setembro, uma visita orientada ao acervo museológico da central sindical para pessoas com deficiência visual. Ambas as organizações assinalaram, desta forma, as Jornadas Europeias do Património, que entre 24 de Setembro e 3 de Outubro de 2021, se realizaram sob o tema “Património Inclusivo e Diversificado”.

O propósito da visita, que decorreu na sede da CGTP-IN, passou por proporcionar ao público com deficiência visual a oportunidade de conhecer, tactilmente, alguns dos objectos que integram o espólio museológico desta confederação sindical. Da cerâmica à pintura, da escultura aos têxteis, os objectos seleccionados revelam um valor artístico diferenciado, mas são um testemunho importante da actividade da CGTP-IN ao longo da sua história.

Sandra Costa, da APD, que descreveu as peças, e Tânia Vilhena, do Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN, que fez o seu enquadramento histórico e artístico, conduziram uma visita que contou com a participação de duas pessoas com baixa visão e duas invisuais.

Esta iniciativa só foi possível porque a CGTP-IN tem em curso, desde 2017, um processo de inventariação, preservação e divulgação do seu acervo museológico. A acessibilidade e a inclusão são vertentes a que a central sindical atribui grande relevo neste trabalho. A visita realizada foi, portanto, também, uma valiosa oportunidade para cimentar, neste percurso recentemente encetado pela CGTP-IN, a experiência, a informação e a sensibilidade para a área da inclusão e da acessibilidade no domínio do património documental e museológico do movimento sindical.

visitainclusivajep_2021_1

visitainclusiva_jep_2021_3

visitainclusiva_jep_2021_2

Fotos: © CGTP-IN.

Normal 0 21 false false false PT X-NONE X-NONE

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.