Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

António Carmo oferece serigrafia Carrossel à CGTP-IN

A 3 de Agosto de 2021, António Carmo ofereceu à CGTP-IN, na sua sede, em Lisboa, a serigrafia Carrossel, datada de 2006.

Do acto deixou-se registado um auto de doação assinado pelo próprio e, em representação da CGTP-IN, por Fernando Gomes, membro da Comissão Executiva e Secretariado do Conselho Nacional responsável pelo departamento de Cultura e Tempos Livres e Centro de Arquivo e Documentação (CAD), e por Valter Loios, membro do Secretariado do Conselho Nacional.

A oferta surge na sequência da participação do artista na Exposição de Artes Plásticas que a CGTP-IN promoveu, no Páteo da Galé, em Lisboa, entre os dias 3 e 25 de Julho deste ano, uma das iniciativas com que se assinalou o 50.º aniversário desta Central sindical. Neste certame, expôs o seu óleo sobre tela intitulado Viva a Festa, datado de 2001.

Esta é a segunda obra que o artista, nascido em Lisboa em 1949, oferece à CGTP-IN. Em 1980, por ocasião do 10.º aniversário desta confederação, ofertou a serigrafia Interrogações do Alentejo. Isto num ano em que outros doze artistas honraram a Intersindical, a estrutura sindical e os trabalhadores portugueses que representa com várias obras. Falamos de Álvaro Perdigão, António Trindade, Cipriano Dourado, Gil Teixeira Lopes, Guilherme Mateus Casquilho, João Hogan, José Cândido, e Lima de Carvalho, Matilde Marçal, Rogério Amaral, Rogério Ribeiro e Virgílio Domingues.

António Carmo estudou Pintura na Escola de Artes Decorativas António Arroio, tendo integrado o Grupo de Bailados Verde Gaio entre 1967 e 1980 e fundou, com alguns dos pintores e escultores que doaram obras à CGTP-IN em 1980, o Grupo Paralelo. Desde 1968 que expõe a sua obra em exposições individuais e colectivas.

As obras que António Carmo doou à CGTP-IN formam parte do acervo museológico que a Central tem vindo a reunir ao longo da sua história e cujo tratamento está em curso. Em breve, parte deste acervo ficará disponível para pesquisa e consulta no site do CAD.

antoniocarmo_doacao_dsc_0004
António Carmo assina o auto de doação, ladeado por Fernando Gomes.

antoniocarmo_doacao_dsc_0005
Fernando Gomes, em representação da CGTP-IN, assina o auto de doação, ladeado por Valter Loios, à esquerda, e António Carmo, à direita.

antoniocarmo_doacao_dsc_0010
 Valter Loios, representando a CGTP-IN, assina o auto de doação.

Para saber mais:

António Vicente Campinas – Núcleo Permanente de Arte para o Museu da CGTP-IN [Em linha]. Alavanca. Ano 5, n.º 42 (Dezembro de 1980), pp. 29-30. [Consult. 16 Agos. 2021.] Disponível em: http://cad.cgtp.pt/pt/fundos-bibliograficos/jornalrevista-alavanca/blog?start=126.

CGTP-IN – CGTP-IN: Expo 50 2021: Exposição de Artes Plásticas. [Lisboa]: CGTP-IN, 2021, p. 34.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.