Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

No mês em que se celebra os arquivos, CGTP-IN expõe acervos documentais e trabalho desenvolvido

Com início a 9 de Junho, Dia Internacional dos Arquivos, a CGTP-IN expõe, na sua sede, em Lisboa, alguns documentos representativos do seu património documental e museológico e mostra alguns dos procedimentos técnicos subjacentes ao seu tratamento.

Em evidência, documentos e peças que ilustram as três áreas intervencionadas no âmbito do projecto “Património documental e museológico da CGTP-IN e do Movimento Sindical Unitário: contributo para a sua preservação, organização e valorização”: acervos arquivístico, bibliográfico e museológico. Destaque para a reprodução da acta da Assembleia Geral da Associação de Classe dos Soldadores de Lagos, o documento mais antigo identificado até à data nos fundos documentais da CGTP-IN. O projecto desenvolve-se desde Setembro de 2019 e conta com o apoio do Programa Operacional para a Inclusão Social e o Emprego (POISE).

O tratamento destes acervos, além de moroso, implica o desempenho de tarefas e o uso de materiais e equipamentos que suscitam, por vezes, a curiosidade dos que estão menos familiarizados com esta área de trabalho.

É por isso que se exemplifica, ainda que de forma muito esquemática, o processo de descrição e preservação dos negativos que compõem o arquivo fotográfico da CGTP-IN.

É também por isso que se expõe, ferrugentos, agrafos, clipes e outras ferragens e, desgastados e em vários modelos, os saca-agrafos que, entre outras ferramentas similares, ajudam a removê-los da documentação.

diaarquivos2021_fernando_03_02

Vista geral da exposição. Foto: CGTP-IN/Fernando Gomes.

diaarquivos2021_fernando_06

Pormenor: o processo de descrição e preservação do arquivo fotográfico. Foto: CGTP-IN/Fernando Gomes.

diaarquivos2021_fernando_01

Pormenor: os processos de identificação e inventariação no acervo museológico. Foto: CGTP-IN/Fernando Gomes.

diaarquivos2021_fernando_04

Pormenor: o processo de informatização do conteúdo das fichas bibliográficas implica um esforço de revisão e de verificação dos originais. Foto: CGTP-IN/Fernando Gomes.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.