Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Manuel Carvalho da Silva eleito coordenador da CGTP-IN há 35 anos

A 6 de Junho de 1986, Manuel Carvalho da Silva assumia o primeiro mandato como coordenador da CGTP-IN, tema que hoje evocamos no #cgtpmemoria.

A nomeação ocorrera na reunião da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN de 4 de Junho daquele ano, tendo sido aceite na reunião seguinte deste mesmo órgão, a 6 de Junho.

Os quinze membros efectivos e os cinco membros suplentes que elegeram o sucessor de Armando Artur Teixeira da Silva tinham sido eleitos para a Comissão Executiva pelo Conselho Nacional reunido naquele mesmo dia 6, órgão este cuja composição havia sido definida no V Congresso da CGTP-IN, realizado entre 29 e 30 de Maio de 1986.

Manuel Carvalho da Silva seria eleito consecutivamente, nos mandatos seguintes, para o mesmo cargo, que, no 9.º Congresso, em 1999, adquire a actual designação de secretário-geral. Terminou o seu último mandato em Janeiro de 2012, mês em que decorreu o XII Congresso da CGTP-IN, na sequência do qual seria sucedido por Arménio Carlos.

l12-42_0

Intervenção de Manuel Carvalho da Silva no V Congresso da CGTP-IN, Pavilhão dos Desportos Carlos Lopes, Lisboa, 1986-05-29/30. CGTP-IN/João Silva/L12-42.

Para saber mais:

CARTAXO, José Ernesto – CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010). Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça, 2011, pp. 135-136.

CGTP-IN – V Congresso CGTP: Aprender com a Vida para Melhorar a Acção Sindical. Alavanca [Em linha]. Série IV, n.º 5 (Abril/Junho de 1986), pp. 8-17. [Consult. 5 Jun. 2021.] Disponível em: http://cad.cgtp.pt/pt/fundos-bibliograficos/jornalrevista-alavanca/blog?start=156.

CGTP-IN, Coordenação Geral, Comissão Executiva do Conselho Nacional, Acta n.º 137 da Reunião da Comissão Executiva do Conselho Nacional, 1986-06-04, liv. 004, pp. 278-280.

CGTP-IN, Coordenação Geral, Comissão Executiva do Conselho Nacional, Acta n.º 1 da 1.ª Reunião da Comissão Executiva do Conselho Nacional (1.ª Sessão), 1986-06-06, liv. 004, pp. 001-002.

CGTP-IN, Coordenação Geral, Conselho Nacional, Acta n.º 1 da 1.ª Reunião do Conselho Nacional (1.ª Sessão), 1986-06-06, liv. 001, pp. 001-009.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977 a 1989. Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça, 2016, pp. 160-161. Vol. II.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.