Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Cerâmica em destaque no Dia Internacional dos Museus a que a CGTP-IN se associa

A CGTP-IN assinala o Dia Internacional dos Museus partilhando, no #cgtpmemoria, um pote em cerâmica oferecido pelo Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares do Distrito do Porto.

O motivo central da peça, que terá sido oferecida à CGTP-IN por ocasião do 60.º aniversário do sindicato, em 1997, é composto por Santa Justa e Santa Rufina, padroeiras do ofício, ladeando o símbolo daquela organização sindical, num cenário floral em que predominam os tons azuis e amarelos.

O pote, pintado à mão, é uma das peças que integram o acervo museológico da CGTP-IN, cuja constituição tem uma dupla origem. Deve-se, por um lado, a ofertas como esta, oriundas do movimento sindical português e internacional e das mais variadas organizações com as quais a CGTP-IN mantém um relacionamento institucional desde a sua fundação. Por outro lado, às peças incorporadas em fundos documentais que o Centro de Arquivo e Documentação (CAD) tem acolhido desde 2008. Neste segundo caso, sirva-nos de exemplo os acervos doados, entre 2018 e 2019, pela Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) (1), nos quais encontramos carimbos, placas de identificação e comemorativas, equipamentos de segurança, máquinas de escrever, quadros, transístores.

A gestão museológica do acervo assim constituído iniciou-se em 2017.

poteceramica

Pote em cerâmica pintado à mão. Oferta do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares do Distrito do Porto. N.º Inv. anterior: 10/117. Fotos: CGTP-IN/Tânia Vilhena.

poteceramica_pormenores

Alguns pormenores.
Para saber mais:

CGTP-IN/CAD – CGTP-IN Celebra Dia Internacional dos Museus 2020 [Em linha]. [Consult. 17 Maio 2021.] Disponível em: http://cad.cgtp.pt/pt/noticias/296-cgtp-in-celebra-dia-internacional-dos-museus-2020

(1) Provenientes do Sindicato Livre dos Trabalhadores das Indústrias da Construção Civil, Pedreiras, Serração de Madeira e Carpintaria Mecânica do Alentejo (Évora), do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mármores e Madeiras e Materiais de Construção do Sul e Sector Corticeiro, do Sindicato dos Operários da Indústria de Mármores e Cantarias do Distrito de Lisboa (delegação de Pêro Pinheiro), do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cerâmica, Cimentos e Similares do Distrito do Porto e do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Centro, com sede em Coimbra.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.