Centro de Arquivos  
 

Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Read more...

 
 

Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico do Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN é constituído...

Ver mais »

Jornal/revista Alavanca

alavanca_9-12-1974_capa

Esta colecção é composta pelo conjunto completo dos números do jornal/revista Alavanca...

Ver mais »
Notícias
«Todos aderem à greve geral!»: a 11 de Maio de 1982, realizava-se a segunda greve geral convocada pela CGTP-IN

“Fim à repressão! Acabar com a crise! AD fora do governo!” Os trabalhadores agrícolas recebiam com estas palavras de ordem o apelo à greve geral de 11 de Maio de 1982, que hoje, 39 anos depois, destacamos no #cgtpmemoria.

No documento que partilhamos, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura, Pecuária e Silvicultura do Distrito de Lisboa resume os motivos que originaram a convocação da greve e, evocando a penosa situação laboral dos trabalhadores deste sector no regime salazarista, incita-os a aderirem à paralisação geral e à solidariedade para com os demais trabalhadores.

As duas primeiras greves gerais convocadas pela CGTP-IN a seguir ao 25 de Abril ocorreram no mesmo ano, 1982. A primeira, a 12 de Fevereiro, contra a política antilaboral e antinacional do governo da Aliança Democrática (AD). A segunda, a de 11 de Maio, em resposta à violenta repressão das autoridades sobre os trabalhadores do Porto, na noite de 30 de Abril e na madrugada do dia seguinte. Dois trabalhadores mortos e dezenas de feridos, assim se saldara a investida policial. A greve de Maio fazia-se, nas palavras de José Ernesto Cartaxo, «[...] em defesa das liberdades, pela demissão do Governo, a dissolução da Polícia de Intervenção, a defesa das conquistas de Abril e contra o aumento do custo de vida.» (p. 124).

O comunicado em que o sindicato informa os trabalhadores da sua adesão à greve integra o arquivo do departamento de Coordenação Geral da CGTP-IN, acervo que testemunha a acção global desta confederação desde a década de 1970. A sua constituição, organização e preservação muito deve ao contributo de Daniel Cabrita, nas funções de adjunto do coordenador/secretário-geral da CGTP-IN durante mais de trinta anos. Os cerca de 43 metros lineares que compõem este multifacetado acervo estão inventariados e acessíveis para consulta.

crd_322_0

CGTP-IN, Coordenação Geral, Greve Geral de 11 de Maio, cx. 322.

 
Para saber mais:

CARTAXO, José Ernesto – CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010). Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça, 2011, pp. 100-101, 124.

CGTP-IN – Alavanca [Em linha]. Ano VII, n.º 2 (Abril/Maio de 1982), pp. 1-7. [Consult. 10 Maio 2021.] Disponível em: http://cad.cgtp.pt/pt/fundos-bibliograficos/jornalrevista-alavanca/blog?start=132.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977 a 1989. Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça, 2016, pp. 121-126. Vol. II.

ROGÉRIO, Mónica – Arquivo do Departamento de Coordenação Geral da CGTP-IN: Testemunho de Lutas e Conquistas do Movimento Sindical Português [Em linha]. CGTP Cultura. Série II, n.º 3 (Outubro de 2012), p. 12. [Consult. 10 Maio 2021.] Disponível em: http://cad.cgtp.pt/pt/publicacoes.

.

 

Publications

cgtp-cultura


A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.

 

Consultar »

Cartão CGTP

O "Cartão CGTP", projecto desenvolvido pelo Departamento de Cultura e Tempos Livres, oferece aos trabalhadores sindicalizados um conjunto de benefícios no acesso à cultura, desporto e tempos livres, mediante a apresentação do respectivo cartão de associado junto das instituições com as quais a CGTP-IN tem vindo a celebrar protocolos de colaboração neste sentido.

Consulta aqui a lista destas instituições e os descontos associados.

Galeria Pública

sessaoapresentacaocgtpculturaespecial_foto_21_nov_2013

Veja as imagens da sessão de apresentação do boletim CGTP Cultura dedicado à obra de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal.


Consultar »

Galeria Pública

Abertura_foto-Jos_Frade_3-12-2010_2

Veja as imagens da sessão de abertura da Exposição Comemorativa do 40.º Aniversário da CGTP-IN.


Consultar »

 

CGTP

 

Confederação Geral dos Trabalhadores
Portugueses - Intersindical Nacional
Cultura e Tempos livres
Centro de Arquivo e Documentação

 

Rua Victor Cordon, n.º 1, 1249-102 Lisboa

Telef. 213 236 500; Fax: 213 236 695

E-mail: emailcad

 

 

 

Logo_POPHQREN_LogotipoUniao_Europeia_FSE