Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Censura, horário de trabalho, liberdade de reunião. Primeira reunião intersindical foi há 50 anos

A 11 de Outubro de 1970 realizava-se a primeira reunião intersindical, convocada, a 1 desse mês, por quatro direcções representativas e da confiança dos trabalhadores: caixeiros, lanifícios, metalúrgicos e bancários.

A censura, o horário de trabalho, a liberdade de reunião e a análise e estudo do Decreto-Lei n.º 49 212 (arbitragens, intervenção do Fundo de Desenvolvimento de Mão-de-Obra e homologação de convenções colectivas) foram os temas em discussão naquela reunião, convocada para a sede do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários do Distrito de Lisboa. É o acontecimento que evocamos na rubrica #cgtpmemoria de hoje.

Daniel Cabrita e José Ernesto Cartaxo, em Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977 (p. 127), referem-se assim a esta primeira reunião:

«Estiveram presentes 14 sindicatos: os 4 promotores da reunião e mais 10 dos sindicatos convidados (bancários de Coimbra, electricistas de Lisboa, escritórios de Lisboa, lanifícios de Castelo Branco, lanifícios da Guarda e Viseu, metalúrgicos do Porto, propaganda médica, seguros de Lisboa, viajantes e praça do Porto e o sindicato dos seguros do Porto, que se fez representar pelo seu congénere de Lisboa). Relativamente aos restantes convidados, a acta regista que os caixeiros do Porto e os bancários do Porto justificaram a ausência, respectivamente, por telefone e por telegrama, não tendo comparecido os sindicatos dos lanifícios do Porto, dos lanifícios de Castanheira de Pera e dos jornalistas, que, posteriormente, também vieram a justificar as suas ausências. A Mesa da reunião ficou constituída pelos dirigentes sindicais Daniel Cabrita, dos bancários, que presidiu, José Pinela, dos caixeiros, Carlos Alves, dos metalúrgicos, e Margarida Carvalho, dos lanifícios, em representação dos sindicatos promotores e, ainda, por Maria Odete Santos e Caiano Pereira, dirigentes, respectivamente, dos bancários e de uma das secções dos escritórios, que secretariaram, todos estes, dirigentes de sindicatos com sede no Distrito de Lisboa.»

A Exposição Comemorativa do 50.º Aniversário da CGTP-IN, patente ao público na praça Luís de Camões, em Lisboa, até 15 de Outubro de 2020, evoca este e outros momentos e acções marcantes da história da CGTP-IN e do movimento sindical português.

expo50anos_cgtpin_cgtpmemoria_primeirareuniaointersindical_640ps
A primeira reunião intersindical em destaque na Exposição Comemorativa do 50.º Aniversário da CGTP-IN, praça Luís de Camões, Lisboa, até 15 de Outubro de 2020.

cartaz_expo50anoscgtpin_med_640px

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.