Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

SEP visitou exposição comemorativa do 50.º aniversário da CGTP-IN

A 8 de Outubro, pelas 14h30, uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) liderada pelo seu presidente, José Carlos Martins, visitou a exposição comemorativa do 50.º aniversário da CGTP-IN, patente ao público na praça Luís de Camões, em Lisboa.

Os sindicalistas foram recebidos por Fernando Gomes, membro da Comissão Executiva e Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN responsável pelo departamento de Cultura e Tempos Livres e Centro de Arquivo e Documentação (CAD). A visita foi depois conduzida pelos técnicos do CAD, que destacaram, ao longo do percurso, vários aspectos relacionados com a história do movimento sindical português e com o trabalho que este serviço tem vindo a levar a cabo no que respeita à organização, preservação e valorização do património documental e museológico da CGTP-IN e movimento sindical associado.

Esta foi uma das visitas orientadas que a CGTP-IN tem promovido a esta exposição. A próxima está agendada para o dia 12 deste mês, nos mesmos moldes, às 15h30. Contaremos com a visita do Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restauração e Similares do Sul.

Relembramos que a exposição foi inaugurada a 28 de Setembro e que se prolonga até 15 de Outubro de 2020.

É constituída por vinte e quatro painéis expositivos, com imagens que testemunham alguns dos acontecimentos que marcam a história da CGTP-IN, organizados em cinco grandes temas: Fundação, 1.º de Maio, Aniversários, Greves Gerais e Congressos, complementados com uma cronologia que destaca acções de luta e outras iniciativas que pontuaram a intensa actividade da CGTP-IN nos últimos 50 anos.

Cinquenta anos que se completaram a 1 de Outubro, dia em que, em 1970, quatro direcções sindicais, representativas e da confiança dos trabalhadores, dos sindicatos dos caixeiros, dos lanifícios, dos metalúrgicos e dos bancários, todos de Lisboa, convocaram a primeira reunião intersindical, que se viria a realizar a 11 de Outubro de 1970.

Com a preocupação de tornar a exposição mais inclusiva, a organização disponibiliza, em cada um dos painéis expositivos, uma versão áudio do seu conteúdo, acessível mediante a leitura de um código QR. E recordamos que a Carris disponibiliza um serviço de mobilidade reduzida (mais informação no site da Carris).

expo50anoscgtpin_visita_sep_dsc_0008

expo50anoscgtpin_visita_sep_dsc_0029

expo50anoscgtpin_visita_sep_dsc_0115

expo50anoscgtpin_visita_sep_dsc_0137

cartaz_expo50anoscgtpin_med

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.