Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Metalúrgicos de Portalegre: acervo de lutas e património de esperança

A 4 de Junho de 1947, tomava posse a primeira Direcção do Sindicato Nacional dos Técnicos e Operários Metalúrgicos e Metalomecânicos do Distrito de Portalegre, constituído havia apenas alguns meses, por alvará de 5 de Abril de 1947.

Da sua primeira Direcção fizeram parte José Maria Ratana, secretário, Francisco da Piedade Guapo Mocito, tesoureiro, vogais Manuel Maria Charrais e José Avelino Velez Gil, vogais, presidente Manuel Maria Barbas, presidente, que posteriormente fixou residência em Lisboa, deixando de poder exercer o cargo.

Os primeiros estatutos deste sindicato foram aprovados por despacho do subsecretário de Estado das Corporações e Previdência Social, a 8 de Março de 1947.

A 31 de Agosto de 1975, foi registado no Ministério do Trabalho como Sindicato dos Metalúrgicos do Distrito de Portalegre e acabou por ser extinto, por processo de dissolução voluntária, a 30 de Março de 1983, passando o património a constituir pertença do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Sul, organismo resultante da fusão de diversos sindicatos do sector, entre eles, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Metalomecânicos do Distrito de Portalegre.

O fundo arquivístico do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Metalomecânicos do Distrito de Portalegre, em tratamento pelo Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN, testemunha a luta dos trabalhadores alentejanos por melhores condições de trabalho e de vida, possibilitando o conhecimento e estudo do movimento operário e sindical português.

Não temos História sem memória, e os arquivos são, por excelência, guardiães da nossa memória colectiva. A organização e a preservação dos arquivos e do património documental e museológico do movimento sindical, de uma forma geral, são cruciais para que memória e História se mantenham vivas e fonte de inspiração e estímulo para a acção e luta dos trabalhadores que hoje lutam por melhores condições de trabalho, continuando um caminho de esperança num futuro com mais justiça social, dignidade no trabalho, democracia e paz.

As rubricas do #cgtpmemoria são, por isso, também, um meio de sensibilização de trabalhadores, dirigentes, delegados e activistas sindicais, da sociedade em geral, para a importância deste trabalho de organização e preservação, cimento desta memória colectiva, alavanca das lutas de hoje e de amanhã.

autopossedireccaometalurgicosportalegre1947_1_2

autopossedireccaometalurgicosportalegre1947_2_1

Portugal, CGTP-IN, Sindicato dos Operários Metalúrgicos e Metalomecânicos do Distrito de Portalegre (F), Organização e Funcionamento (SR), Autos de Posse (SSR).

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.