Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Trabalho e progresso, democracia e paz: V Congresso da CGTP-IN foi há 34 anos

Há 34 anos tinha início o V Congresso da CGTP-IN. Realizou-se entre 29 e 31 de Maio de 1986, no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, sob o lema “Trabalho e Progresso, Democracia e Paz”.

Na rubrica #cgtpmemoria de hoje, evocamos o congresso que se realizou no ano em que a CGTP-IN celebrava um duplo aniversário, os seus 16 anos e o centenário do histórico 1.º de Maio 1886. Ano de aniversários, 1986 foi também o ano em que Portugal se tornou membro da CEE e o ano que antecedeu aquele em que a CGTP-IN ocuparia os lugares a que tinha direito no Conselho Permanente de Concertação Social (CPCS).

Estes foram alguns dos temas em destaque no congresso que criou o Secretariado do Conselho Nacional, para assegurar a gestão corrente da CGTP-IN, e regulamentou o direito de tendência.

Em destaque na rubrica de hoje, o cartaz e duas foto do congresso.

O cartaz é um dos cerca de 1200 que constituem a colecção de cartazes da CGTP-IN, catalogada, digitalizada e conservada no âmbito do projecto de Preservação, Organização e Valorização do Acervo Documental da CGTP-IN (2009-2011), enquadrado no Programa Operacional do Potencial Humano (POPH).

As fotos, da autoria de João Silva, são duas das cerca 13 200 que compõem o arquivo fotográfico da CGTP-IN, constituído a partir de 1975. Armindo Cardoso, entre 1975 e 1979, e João Silva, entre 1979 e 2007, são os dois autores principais deste espólio, que começou a ser inventariado, descrito, preservado, conservado, digitalizado e divulgado por ocasião do projecto que referimos no parágrafo anterior.

ct-2-cong-f

V Congresso CGTP Intersindical Nacional : Trabalho e Progresso, Democracia e Paz / CGTP-IN. - [Lisboa] :

CGTP-IN, 1986. - 1 cartaz : color., 68,5 x 48,5 cm. - Colecção de cartazes da CGTP-IN ; ct-2-cong-f.

k98-24
V Congresso da CGTP-IN. Pavilhão dos Desportos, Lisboa. 1986. CGTP-IN/João Silva/K98-24.

k98-38
V Congresso da CGTP-IN. Pavilhão dos Desportos, Lisboa. 1986. CGTP-IN/João Silva/K98-38.

Para saber mais:

CARTAXO, José Ernesto (intr., sel., org.) – CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010). Lisboa: CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres; IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça, 2011, pp. 135-136.

CGTP-IN –  Alavanca: Revista do Trabalho. IV série, n.º 5 (Abril/Junho de 1986). Número dedicado ao V Congresso da CGTP-IN. Disponível em aqui.

CGTP-IN – Colecção de Cartazes, disponível aqui.

CGTP-IN – Do “Bloco Central ao Governo PSD”: a Situação do País, a Luta dos Trabalhadores, a Organização Sindical: Relatório de Actividades ao V Congresso (1983/1986). Lisboa: Edições Um de Outubro, [imp.] 1986. (Documentos da CGTP-IN, n.º 5.) F/1015.

CGTP-IN – V Congresso CGTP: Programa da CGTP-IN, Programa de Acção, Plataforma Reivindicativa. Lisboa: Edições Um de Outubro, [imp.] 1986. (Documentos da CGTP-IN, n.º 6.) L/5423.

NUNES, Américo – Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: 1977-1989. Lisboa: IBJC – Instituto Bento de Jesus Caraça; CGTP-IN – Departamento de Cultura e Tempos Livres, 2016, pp. 150-156.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.