Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

CGTP-IN celebra Dia Internacional dos Museus 2020

“Cooperação e paz entre os povos”, “enriquecimento de culturas”, “desenvolvimento de entendimento mútuo”, “intercâmbio cultural” (1). Os museus são um importante meio de potencialização destes valores, e o Dia Internacional dos Museus deste ano pretende realçá-lo nas várias iniciativas comemorativas.

São palavras-chave a que se associa também a CGTP-IN, como organização que defende e promove a solidariedade de classe e internacionalista, a democracia, a igualdade de oportunidades, a unidade e os direitos colectivos e individuais dos trabalhadores.

Manifestação concreta e testemunho vivo destes princípios e valores estatutários é o vasto e diversificado acervo museológico que a CGTP-IN tem vindo a acolher ao longo da sua história como resultado de ofertas provenientes da estrutura sindical associada, de confederações e outras estruturas congéneres a nível internacional e de outras entidades, nacionais e internacionais, as mais diversas.

Têxteis, madeira, prata, medalhística, pintura, vidro, pedra, papel, mobiliário, azulejaria, cerâmica, cestaria e ligas metálicas. Estes são alguns dos materiais representados num espólio que aumentou significativamente, nos últimos anos, em resultado de várias doações de acervos documentais incorporados, provenientes da estrutura sindical filiada e de particulares com actividade ligada ao movimento operário e sindical.

Desde, pelo menos, 1980, como o atesta o Alavanca de Dezembro de 1980 (p. 29), que a CGTP-IN evidencia a intenção de concretizar um núcleo permanente de arte para um museu.

Apenas em 2017, contudo, se deu início, a um trabalho sistemático e fundamentado nas recomendações da teoria e prática museológicas, à inventariação, reacondicionamento, preservação e conservação preventiva deste acervo. Uma tarefa a que demos continuidade a partir de Outubro de 2019, no âmbito do projecto “Património Documental e Museológico da CGTP-IN e do Movimento Sindical Unitário: Contributo para a sua Preservação, Organização e Valorização”, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

As imagens que hoje partilhamos convosco neste #cgtpmemoria exemplificam algumas das peças em tratamento.

(1) Cfr. ICOM Portugal – Dia Internacional dos Museus – Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão [Em linha]. [Consult. 16 Maio 2020.] Disponível aqui.

cgtpin_00331

Conjunto de lanternas mineiras – gasómetro.

Proveniência: investigação em curso.

Dimensões (cm): 19,0 / 7,5 (alt.); 9,8 / 3,5 (larg.).

N.º inv.: CGTPIN-00331.

cgtpin_00359

Proveniência: investigação em curso.

Dimensões (cm): 8,0 (alt.); 9,0 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN-00359.

cgtpin_bg_00375

Frasco de perfume em madeira.

Proveniência: Bulgária.

Dimensões (cm): 9,9 (alt.); 5,0 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/BG-00375.

cgtpin_fsc_00267

Jarra vermelha talhada.

Proveniência: Federação dos Sindicatos de Toda a China, República Popular da China.

Dimensões (cm): 27,0 (alt.); 19,0 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/FSC-00267.

cgtpin_ps_00341

Guarda-jóias em madrepérola.

Proveniência: Palestina.

Dimensões (cm): 3,0 (alt.); 5,0 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/PS-00341.

cgtpin_00358

Conjunto de seis bules em miniatura.

Proveniência: República Popular da China.

Dimensões (cm): 3,4 (alt.); 6,5 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/CN-00358.

cgtpin_hak-is_00400

Pote em porcelana.

Proveniência: HAK-IS, República da Turquia.

Dimensões (cm): 23,5 (alt.); 15,0 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/HAK-IS-00400.

cgtpin_fsc_00270

Marcador de livro: máscara da ópera.

Dimensões (cm): 14,0 (compr.); 2,5 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/FSC-00270.

cgtpin_ml_00233

Pin da Intersindical/CGTP-IN.

Proveniência: doação de Manuel Lopes.

Dimensões (cm): 2 (alt.); 1,5 (larg.).

N.º inv.: CGTP-IN/ML-00233.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.