Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

1.º de Maio: alegria, liberdade, fraternidade, solidariedade, confraternização, acção e luta, memória

O 1.º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, celebra-se, em 2020, num contexto bastante adverso. Dias de pandemia, confinamento, dor, luto. Dias de incerteza, de ansiedade e dificuldades para muitos e muitos trabalhadores, em Portugal e no mundo.

Neste cenário, a mensagem essencial do 1.º de Maio assume, como sempre desde que é celebrado, uma premência e uma força redobradas: unidos, os trabalhadores vencerão!

A confiança na força da união de todos os trabalhadores, na sua acção e luta organizadas, é fonte de progresso e de uma sociedade mais justa, é fonte de fraternidade, solidariedade, alegria, confraternização, liberdade, justiça social, paz.

A preservação e a organização do património documental e museológico do movimento sindical permite-nos, hoje, reforçar esta confiança e alavancar a acção e luta dos que hoje, representados pelos sindicatos, federações e uniões sindicais que dão forma à CGTP-IN, continuam esta luta, nos locais de trabalho, na rua, na Internet, onde quer que haja um trabalhador ou uma trabalhadora.

Recordamos, por isso, na rubrica de hoje do #cgtpmemoria, algumas memórias e imagens que são bem elucidativas da força que revigora a determinação dos trabalhadores a cada 1.º de Maio.

«Uma alegria esfuziante perpassava pelos rostos dos participantes; sorrisos, abraços de fraternidade, punhos erguidos, canções revolucionárias, cartazes, panos improvisados a partir de lençóis, bandeiras nacionais e de sindicatos, colgaduras nas janelas e varandas, aplausos para os soldados e marinheiros que passavam, vivas à liberdade e quase toda a gente com cravos vermelhos nas lapelas ou nas mãos. Na cara e nos olhos de toda a gente podiam ver-se e ler-se os melhores sentimentos humanos.»

Assim descreve Américo Nunes o primeiro 1.º de Maio em liberdade, a seguir ao 25 de Abril de 1974, no livro Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical: das Raízes até 1977, publicado pela CGTP-IN em 2011, página 193.

«A partir daqui [acrescenta José Ernesto Cartaxo em CGTP-IN: 40 Anos de Luta com os Trabalhadores (1970-2010), também editado pela CGTP-IN, p. 95], os primeiros de Maio passaram a ser, até hoje, grandes acções de massas, de solidariedade, confraternização e luta, em que os trabalhadores fazem um balanço da situação social e política e lançam as suas grandes reivindicações.»

ac-241-75

1.º Maio de 1975, Montemor-o-Novo. © CGTP-IN/Armindo Cardoso/AC-241-75.

ac-276-75

1.º Maio de 1975, Montemor-o-Novo. © CGTP-IN/Armindo Cardoso/AC-276-75.

ac-660-79

1.º Maio de 1979, Lisboa.© CGTP-IN/Armindo Cardoso/AC-660-79.

ac-520-79_0

1.º Maio de 1979, Lisboa. © CGTP-IN/Armindo Cardoso/AC-520-79.

cgtp-a089-30

1.º Maio de 1980, Lisboa. © CGTP-IN/João Silva/A89-30.

cgtp-a089-31

1.º Maio de 1980, Lisboa. © CGTP-IN/João Silva/A89-31.

cgtp-a090-16

1.º Maio de 1980, Alameda, Lisboa. © CGTP-IN/João Silva/A90-16.

cgtp-b069-21

Pormenor do desfile do 1.º Maio de 1981, Lisboa. © CGTP-IN/João Silva/B69-21.

cgtp-b077-14

1.º Maio de 1981, Alameda, Lisboa. © CGTP-IN/João Silva/B77-14.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.