Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Edifício dos corticeiros de Portalegre: sede da luta histórica do movimento operário e sindical do Norte Alentejano

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que hoje se celebra, destacamos, nesta rubrica #cgtpmemoria, o histórico edifício-sede das associações de classe dos trabalhadores corticeiros, dos manufactores de calçado e dos trabalhadores rurais de Portalegre, sito no centro histórico desta cidade, números 4 a 6 da rua do Carmo.

A sua edificação remonta ao século XVII ou XVIII. Durante a Primeira República, acolheria a sede das associações de classe corticeiros, dos manufactores de calçado e dos trabalhadores rurais.

Testemunho da luta histórica e organizada dos trabalhadores desta cidade em defesa de condições de trabalho dignas, por uma sociedade mais justa, sem exploradores nem explorados, e marco indelével da história económica, social e cultural de Portalegre, é Monumento de Interesse Municipal desde Novembro de 2019, assim classificado pelo seu valor histórico e pelos frutos de esperança deixou germinando na memória dos trabalhadores daquela região alentejana.

Com vista a renovar e fortalecer esta esperança e a revitalizar o património material e imaterial da região, dos que nela trabalharam e trabalham e das gerações vindouras, está em curso a reabilitação do edifício para ali instalar a futura Casa Sindical do Distrito de Portalegre.

A Casa Sindical e o Centro de Documentação e Arquivo do Movimento Operário e Sindical do Norte Alentejano, que também abrirá portas ao público neste espaço, corporizarão esta importante missão e responsabilidade fundamental do movimento sindical português e de um Estado que se pretende democrático, promotor e garante da justiça, da igualdade, dos direitos laborais, da paz.

O dia em que evocamos este edifício, a memória e a mensagem que nele tomam forma, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Património Partilhado – Culturas Partilhadas, Património Partilhado, Responsabilidade Partilhada”, foi instituído pelo International Council on Monuments and Sites (ICOMOS) em 1982. A sua instituição visa apelar à consciência de todos para a diversidade patrimonial e a necessidade de conservar e proteger o nosso património.

A seguir, partilhamos uma reprodução da caderneta predial urbana do edifício datada de 1937, documento constante do acervo documental do Sindicato dos Operários Corticeiros do Distrito de Portalegre, em tratamento pelo Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN.

cadernetapredialedificiocorticeirosportalegre1937

cadernetapredialedificiocorticeirosportalegre1937 2

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.