«Estudar o tipo de serviço nacional da saúde que o povo português quer e a que tem direito.» Este era um dos objectivos do I Congresso Nacional de Saúde, em destaque nas páginas do Alavanca publicado a 10 de Abril de 1975.
Um congresso que, na sua Comissão Coordenadora Nacional, contemplava representantes de várias estruturas sindicais, incluindo da Intersindical.
Num momento de grande exigência para o Serviço Nacional de Saúde e todos os profissionais que todos os dias, abnegada e incansavelmente, dão o seu melhor pela nossa saúde, esta é também uma forma de, singelamente, destacarmos e homenagearmos o seu trabalho meritório.
Ao fazê-lo, estamos, bem assim, a enaltecer o papel de todos os que contribuíram para edificar o Serviço Nacional de Saúde que hoje nos permite responder a este enorme desafio que nos traz a luta contra a COVID-19.
E, como se comprova, os trabalhadores e os seus representantes, sindicalistas, delegados e activistas sindicais, estiveram na linha da frente dos que, desde o início, lutaram para que este edifício se construisse, se robustecesse e se mantivesse de pé.
Na rubrica de hoje do #cgtpmemoria, desafiamo-vos, portanto, a que leiam, nas páginas 6, 7 e 14 do Alavanca n.º 17, de Abril de 1975, o que se escreve sobre este congresso, os seus objectivos e o contexto histórico que levou à sua realização.