Centro de Arquivos  
 

Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Read more...

 
 

Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico do Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN é constituído...

Ver mais »

Jornal/revista Alavanca

alavanca_9-12-1974_capa

Esta colecção é composta pelo conjunto completo dos números do jornal/revista Alavanca...

Ver mais »
Notícias
Artur Jorge, há 45 anos, em entrevista ao Alavanca

«O futebol tem que ser algo de sadio e não de alienante.» Declarações do então avançado do Benfica e presidente da Direcção do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol ao Alavanca, numa entrevista em que aborda, entre outros assuntos, as principais dificuldades sentidas pelos profissionais de futebol, o seu desinteresse pela política e pela vida sindical, as disparidades salariais entre jogadores estrangeiros e nacionais, a dependência das modalidades relativamente às receitas do futebol, o papel do futebol na sociedade, as promessas com pés de barro dos grandes clubes, as dificuldades dos jogadores da 2.ª Divisão, as razões que podem explicar a baixa taxa de sindicalização dos futebolistas profissionais e as preocupações organizativas do sindicato a que presidia.

A entrevista foi publicada a 3 de Abril de 1975, no jornal Alavanca, órgão de informação da CGTP-IN entre 9 de Dezembro de 1974 e Abril/Maio de 1996.

Nestes tempos de grande constrangimento, o departamento de Cultura e Tempos Livres e o Centro de Arquivo e Documentação (CAD) da CGTP-IN partilham alguns episódios, eventos, acontecimentos da história da CGTP-IN e do movimento sindical associado.

Hoje, constatamos algo impensável há poucas semanas: os programas desportivos que tinham no futebol o seu tema dominante praticamente desapareceram de cena e alguns dos maiores clubes reduziram o vencimento dos seus jogadores. Pretexto para começarmos esta rubrica evocando aquela que era a realidade desta prática desportiva em fase de transição entre o regime fascista e os tempos de liberdade e esperança que a Revolução de Abril havia inaugurado.

A entrevista está disponível para consulta no Alavanca n.º 16, de 3 de Abril de 1975, p. 16.

 

alavanca_1975-04-03_0168_16_t0_2

 

 

Publications

cgtp-cultura


A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.

 

Consultar »

Cartão CGTP

O "Cartão CGTP", projecto desenvolvido pelo Departamento de Cultura e Tempos Livres, oferece aos trabalhadores sindicalizados um conjunto de benefícios no acesso à cultura, desporto e tempos livres, mediante a apresentação do respectivo cartão de associado junto das instituições com as quais a CGTP-IN tem vindo a celebrar protocolos de colaboração neste sentido.

Consulta aqui a lista destas instituições e os descontos associados.

Galeria Pública

sessaoapresentacaocgtpculturaespecial_foto_21_nov_2013

Veja as imagens da sessão de apresentação do boletim CGTP Cultura dedicado à obra de Manuel Tiago/Álvaro Cunhal.


Consultar »

Galeria Pública

Abertura_foto-Jos_Frade_3-12-2010_2

Veja as imagens da sessão de abertura da Exposição Comemorativa do 40.º Aniversário da CGTP-IN.


Consultar »

 

CGTP

 

Confederação Geral dos Trabalhadores
Portugueses - Intersindical Nacional
Cultura e Tempos livres
Centro de Arquivo e Documentação

 

Rua Victor Cordon, n.º 1, 1249-102 Lisboa

Telef. 213 236 500; Fax: 213 236 695

E-mail: emailcad

 

 

 

Logo_POPHQREN_LogotipoUniao_Europeia_FSE