Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

Elsa Figueiredo e Maria da Luz Nogueira doaram espólios documentais à CGTP-IN
cerimoniaautosdoacaoelsafigueiredomarialuznogueira_29-08-2019

© CGTP-IN/Jorge Caria.

Da esquerda para a direita: Elsa Figueiredo, Arménio Carlos, Fernando Gomes, Maria da Luz Nogueira.

A 29 de Agosto de 2019, pelas 15h00, na sede da CGTP-IN, em Lisboa, Elsa Figueiredo e Maria da Luz Nogueira formalizaram a doação de dois acervos documentais a esta confederação sindical.

Elsa Figueiredo doou uma vasta colecção de recortes de imprensa e de boletins, circulares e outros documentos produzidos por sindicatos, federações, uniões e CGTP-IN que testemunham a actividade laboral e sindical nos vários sectores da economia portuguesa entre 1944 e 1997. Foi funcionária da biblioteca do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas e delegada sindical do CESP.

Maria da Luz Nogueira doou um conjunto de 24 números do Interjovem: Boletim da CGTP-IN para os Jovens publicados entre Dezembro de 1986 e Janeiro/Fevereiro de 1993. Maria da Luz participou na criação da Interjovem, em 1989, da qual foi coordenadora até 1992. A Interjovem é a organização de jovens trabalhadores da CGTP-IN responsável por dinamizar acções e iniciativas reivindicativas que promovam a melhoria das condições de trabalho e de vida dos jovens.

Na sessão em que Elsa Figueiredo e Maria da Luz assinaram os respectivos autos de doação, Fernando Gomes, membro da Comissão Executiva e do Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN responsável pelo Centro de Arquivo e Documentação desta Central, apresentou ao público que enchia a sala uma breve nota biográfica das doadoras e abordou sucintamente o conteúdo e dimensão dos acervos em questão.

As antigas dirigente da Interjovem e funcionária da biblioteca do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas intervieram de seguida para contextualizarem o processo de constituição destes fundos documentais, salientando a importância de deixar testemunho, acessível a actuais e futuros dirigentes, funcionários e activistas sindicais, trabalhadores e sociedade em geral, do que foram períodos de luta e conquista de direitos fundamentais para os trabalhadores em Portugal, antes e depois da revolução de 25 de Abril de 1974.

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN, encerrou a sessão, sublinhando a importância destes acervos para a preservação, valorização e divulgação da memória do movimento sindical português junto dos trabalhadores e da sociedade em geral. Esta actividade de recolha de acervos que a CGTP-IN tem vindo a fazer no âmbito do seu Centro de Arquivo e Documentação, aliada ao restante trabalho em curso neste sector, contribui para, de forma mais sustentada e contextualizada, perspectivar o presente e o futuro da actividade sindical. Destacou ainda a coincidência de ambos os espólios terem em comum, nos documentos que os constituem, duas criações: a da Intersindical, em 1970, e a da Interjovem, em 1989, dois momentos marcantes na vida democrática e sindical do nosso país.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.