Welcome

The Archive and Documentation Centre (ACD) of the General Confederation of Portuguese Workers (CGTP-IN) has the mission of managing all documents produced and received by this organisation (Head Office), regardless of their format or data contents.

48.º aniversário da CGTP-IN: história, memória, património, responsabilidade
encontronacionaldirigentes_cinemasaojorge_01-10-2018

© CGTP-IN/Jorge Caria.

A 1 de Outubro celebrou-se o 48.º aniversário da CGTP-IN. No Cinema São Jorge, em Lisboa, a CGTP-IN realizou um Encontro Nacional de Dirigentes, Delegados e Activistas Sindicais.

Evocando os 48 anos de história da CGTP-IN, o membro da Comissão Executiva e do Secretariado do Conselho Nacional da CGTP-IN responsável pelo Centro de Arquivo e Documentação (CAD), Fernando Gomes, focou a intervenção na necessidade de dar continuidade ao trabalho que na central sindical se vem desenvolvendo no que respeita à organização, preservação e valorização do património documental e museológico que tem à sua guarda e aquele que conservam os sindicatos, federações e uniões sindicais.

Este é um trabalho fundamental para assegurar a salvaguarda da memória destes 48 anos de importantes conquistas para os trabalhadores. É uma responsabilidade que deve ser claramente assumida pela CGTP-IN e estrutura sindical associada.

«Identificar, organizar, preservar. É este o nosso desígnio, para transferir às novas gerações a história desta central sindical.»

Recorde-se que neste Encontro, além do 48.º aniversário da CGTP-IN, se discutiu a política reivindicativa a seguir, se analisou a revisão da legislação laboral e o Orçamento do Estado para 2019 e se convocou uma jornada nacional de luta para 15 de Novembro. A resolução aprovada no Encontro está disponível aqui.

cgtp-cultura

A CGTP-IN comemora, a 1 de Outubro próximo, o seu 40.º aniversário. Aproveitamos, por isso, para saudar os trabalhadores e trabalhadoras, dirigentes e activistas sindicais que, pelo menos desde 1970, contribuíram para estes anos de história.